/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Perguntas Frequentes - Telefone Fixo

Perguntas Frequentes

TIM Fixo

TIM Fixo Pós
Ativação e cadastro
Ativação e cadastro

Como ativar o plano TIM Fixo Pós?

Para ativar o seu plano TIM Fixo Pós, basta cadastrar a sua área de uso ligando para *333. Isso completa o processo, já que, depois de contratar o plano em um dos nossos canais de venda, seu telefone já fica habilitado para fazer chamadas. 

O TIM Fixo precisa de instalação? Preciso pagar alguma taxa de instalação do TIM Fixo?

O TIM Fixo não tem taxa de instalação e, na verdade, nem precisa de uma. Isso porque o serviço usa a rede 2G e 3G para o tráfego de voz. Isso significa que é só inserir o chip em um aparelho compatível e pronto! 

Por que eu preciso ligar do meu endereço de habilitação para fazer ligações com o número fixo?

Você deve ligar do endereço informado porque na hora da venda é feita uma consulta de CEP pelo vendedor no site da TIM para confirmar se na sua localidade tem cobertura fixa da TIM.

E se eu tentar fazer uma ligação sem cadastrar minha área de uso (*333)?

Nesse caso, sua ligação será interceptada por uma mensagem informando que você deve cadastrar sua área de uso para usar seu TIM Fixo. 


Depois do cadastro, você pode realizar ligações normalmente, sem necessidade de digitar *333 antes dos números.

Sobre o serviço
Sobre o serviço

Quantas linhas é possível comprar por CPF?

É possível ter até 3 acessos por CPF.

Quais ligações estão inclusas na mensalidade do TIM Fixo Pós?

As ligações inclusas dependem do plano que você contratou. Veja em cada caso:


    • No plano TIM Fixo Pós Local, você tem ligações ilimitadas locais para qualquer operadora; 
    • No plano TIM Fixo Brasil, você tem ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil, usando o código 41;
    • No Plano TIM Fixo LDI, você tem ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil, usando o código 41, e, ainda, uma franquia de 150 minutos para ligações internacionais. 

 

Qualquer ligação fora dessas características é tarifada a parte. Consulte o nossa página do TIM Fixo Pós com os planos e regulamentos para mais detalhes.

O que acontece se eu sair do meu endereço de habilitação durante uma ligação?

Se isso acontecer, sua ligação será desconectada. Mas não se preocupe: você pode se distanciar alguns metros de seu endereço, ou ainda caminhar pelo jardim ou etc., de acordo com a área de cobertura do local para uso do número fixo.

Se o meu TIM Pós Fixo estiver fora do endereço de habilitação, ele pode originar ou receber chamadas?

Quando você estiver fora do endereço de habilitação, não será possível receber ou originar chamadas. 


A pessoa que estiver ligando ouvirá uma mensagem indicando que o telefone não está disponível naquele momento. E, se você tentar ligar para alguém, também vai ouvir uma mensagem que está fora da área cadastrada.

Para ligar do meu número fixo, preciso discar algum código?

Não, basta discar normalmente a partir do seu telefone fixo. Vale ressaltar que ele só funciona enquanto estiver na área do endereço de habilitação, ok?

Posso usar uma secretária eletrônica no TIM Fixo Pós?

Não é possível usar uma secretária eletrônica. 


Mas, na verdade, você nem precisa dela, já que, com o TIM Fixo Pós, você tem a caixa postal da TIM. Para acessar, basta discar *100. 

Posso usar um aparelho de fax no TIM Fixo Pós? E uma extensão?

Não é possível usar o telefone fixo com integração a um aparelho de fax nem instalar uma extensão.

Eu tenho serviços gratuitos com meu plano TIM Fixo Pós?

Sim. Os serviços pré ativados são: Identificador de Chamadas, Identificador Inteligente, TIM Torpedo (apenas recebimento), Conferência, Te ligou e Caixa Postal.


Além disso, o TIM Fixo Pós ainda tem disponível o serviço TIM Portal de Conteúdo, em que você pode escolher até 5 canais de voz, dependendo do plano, para ouvir conteúdos diversos, como Minuto Esportivo, Piadas, Maternidade e Paquera.

Como eu posso acessar o TIM Portal de Conteúdo?

Para acessar o TIM Portal de Conteúdo, basta ligar no número *777 e escolher quais canais você quer ter acesso. Ah, não se preocupe: a ligação é gratuita.

Pagamento
Pagamento

Se eu alterar a data de vencimento do TIM Fixo Pós, posso receber duas contas?

Sim, dependendo da data em que você solicitar a alteração e da nova data de vencimento, é possível receber até duas contas com o valor integral.


Fique de olho: se isso acontecer com você, será necessário pagar as duas faturas, ok?

Esqueci ou não consegui pagar uma conta TIM Fixo Pós. Como é feita a cobrança no caso de inadimplência?

Não se preocupe, vamos avisar você, via SMS e carta, orientando como fazer o pagamento da fatura. 
Fique de olho:


    • a partir de um atraso de 25 dias, o seu TIM Fixo Pós será bloqueado parcialmente;
    • a partir de um atraso de 95 dias, o seu TIM Fixo Pós será bloqueado totalmente;
    • a partir de um atraso de 137 dias, o seu TIM Fixo Pós será cancelado.

Como conseguir o detalhamento da fatura no plano TIM Fixo?

Para conseguir o detalhamento da fatura, você deve:


    • entrar no app ou site Meu TIM e descer até a seção "Contar";
    • ligar para *144 do seu número TIM e falar com a nossa Central de Atendimento.

O TIM Fixo Pós pode ser cadastrado no débito automático? Como eu posso cadastrar?

O seu TIM Fixo Pós pode ser cadastrado no débito automático. Basta ir a uma Loja TIM ou ligar para nossa Central pelo número 10341.

Ligações e tarifas
Ligações e tarifas

Eu vou ter fidelização do plano TIM Fixo Pós? E fidelização do aparelho?

No caso do plano, há uma fidelização de 12 meses. Consulte o valor da multa em caso de quebra no Contrato de Permanência.


Já no caso do aparelho, não há fidelização.

Quem é TIM Fixo Pós pode receber chamadas a cobrar?

Sim, clientes TIM Fixo Pós podem receber chamadas a cobrar, mas esse tipo de ligação é tarifado a parte.

Quanto é o valor cobrado nas tarifas de Longa Distância (LD)?

Apenas o plano TIM Fixo Local não tem ligações longa distância inclusas na mensalidade do plano. Isso significa que, se você tiver um plano TIM Fixo Brasil ou TIM Fixo LDI, você não precisa se preocupar com isso.


Para saber os valores cobrados, consulte a página de tarifas.

Caso eu efetue uma chamada menor que 1 minuto, será cobrado o minuto inteiro?

Não se preocupe, você não será cobrado o minuto inteiro. A tarifação vai ser cobrada proporcionalmente ao seu uso, respeitando as regras de tarifação regulamentadas pela Anatel.

Quais ligações estão inclusas na mensalidade do TIM Fixo Pós?

As ligações inclusas dependem do plano que você contratou. Veja em cada caso:


    • No plano TIM Fixo Pós Local, você tem ligações ilimitadas locais para qualquer operadora; 
    • No plano TIM Fixo Brasil, você tem ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil, usando o código 41;
    • No Plano TIM Fixo LDI, você tem também ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil, usando o código 41, e, ainda, uma franquia de 150 minutos para ligações internacionais. 

 

Qualquer ligação fora dessas características é tarifada a parte. Consulte o nossa página do TIM Fixo Pós com os planos e regulamentos para mais detalhes.

Cancelamento
Cancelamento

Como cancelar o TIM Fixo Pós?

Para cancelar sua linha TIM Fixo, basta ligar grátis do seu telefone para 1056 ou *144. Aguarde as instruções e a confirmação do cancelamento.

Eu posso ter a minha linha TIM Fixo Pós cancelada?

Sim, em caso de inadimplência a partir de 137 dias.

TIM Fixo Pré
Sobre o serviço
Sobre o serviço

O que é o TIM Fixo Pré?

O TIM Fixo Pré é plano da TIM em que você usa um TIMChip em um número fixo. No TIM Fixo Pré, você tem o controle do pré-pago com a economia do fixo!

Preciso ter um aparelho especial para usar o TIM Fixo Pré?

Não, basta ter um dispositivo GSM, ou seja, um tipo de aparelho fixo que funciona via chip. Vale ressaltar que ele precisa ser certificado e homologado pela Anatel.

Existe um crédito inicial no TIM Chip do TIM Fixo Pré?

Sim. Assim como nos planos móveis Pré-pagos, no TIM Fixo Pré, há um crédito inicial de R$2,00.

Posso acessar a Internet com meu plano TIM Fixo Pré?

Não, você não consegue acessar a internet pelo seu telefone.

O que acontece se eu sair do meu endereço de instalação durante uma ligação do meu número fixo?

Se isso acontecer, sua ligação será desconectada. Mas não se preocupe: você pode se distanciar alguns metros de seu endereço, ou ainda caminhar pelo jardim ou etc., de acordo com a área de cobertura do local para uso do número fixo.

Se o meu aparelho com TIM Chip do fixo estiver fora do endereço de instalação, ele pode originar ou receber chamadas?

Se você estiver fora do endereço de habilitação, não será possível receber ou originar chamadas do seu TIM Fixo. Quem ligar para você vai ouvir uma mensagem indicando que o telefone não está disponível naquele momento e, caso você tente originar alguma ligação, também ouvirá uma mensagem informando que você se encontra fora da área cadastrada para uso de seu número fixo da TIM.

Ativação e cadastro
Ativação e cadastro

Preciso pagar alguma taxa de instalação do TIM Fixo Pré?

Você não precisa pagar pela instalação. Para finalizar o processo de ativação, é só seguir o passo a passo do Guia de Ativação contido na embalagem de seu produto.

Por que eu preciso ligar do meu endereço de instalação para fazer ligações com meu número fixo?

Você deve ligar do endereço informado porque, na hora da venda, é feita uma consulta de CEP pelo vendedor no site da TIM para confirmar se na sua localidade tem cobertura fixa da TIM.


O seu endereço de instalação é de onde você fez a chamada para *333.

O que acontece se eu tentar ligar para alguém antes ter cadastrado a área de uso?

Sua ligação será interceptada por uma mensagem informando que você deve cadastrar a área de uso para usar seu TIM Fixo Pré. Depois do cadastro, você pode realizar ligações normalmente.

Recarga e bônus
Recarga e bônus

Onde posso recarregar meu TIM Fixo Pré?

Você pode recarregar seu TIM Fixo Pré em todos os meios hoje disponíveis para a recarga de aparelhos móveis com plano pré (lojas, parceiros, banca de jornal, farmácia, lotérica, recarga via site TIM, *244, etc.).

Quais valores que posso recarregar no meu TIM Fixo Pré?

Você poderá recarregar seu TIM Fixo Pré com todos os valores existentes hoje para as ofertas de pré-pago (confira na recarga via site TIM).

Qual a validade de cada recarga?

As validades das recargas para o TIM Fixo Pré são as mesmas que valem para as ofertas de plano móvel pré-pago da TIM.

Quanto tempo eu posso ficar sem fazer recarga, mas recebendo chamadas?

Você consegue ficar apenas recebendo chamadas no seu TIM Fixo Pré, sem realizar nenhuma recarga, por até 120 dias.

O bônus é concedido imediatamente após cada recarga?

O bônus de recarga é concedido em até 72 horas após cada recarga realizada.

O que é consumido primeiro: o bônus ou a recarga?

O bônus tem prioridade de consumo. Ele é valido para chamadas locais originadas a partir do TIM Fixo Pré para outros números TIM (móvel ou fixo).

A validade do bônus pode ser alterada por outro bônus?

Não. Os bônus não tem sua data de validade adiada por outro bônus ganho posteriormente.

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?