/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM promove lançamento de ‘Glossário da Longevidade’

TIM promove lançamento de ‘Glossário da Longevidade’

E-book com mais de 100 verbetes criado pelo HubMulher funciona como guia das terminologias mais atuais sobre a população 50+ e colabora com o combate ao etarismo e velhofobia

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2022 – Ageless, Curatela, Geração Sanduíche, Perennial. Essas são algumas das expressões recentes associadas ao envelhecimento de profissionais no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), metade da força de trabalho do país terá mais de 50 anos até 2040. Buscando chamar a atenção para o tema e combater o etarismo (preconceito e/ou discriminação com base na idade) e a velhofobia (preconceito e/ou discriminação contra pessoas idosas) no mercado de trabalho, a TIM, o HubMulher e Deloitte se uniram pela diversidade e inclusão geracional e lançam o "Glossário da Longevidade: um guia para o mercado, a mídia, sociedade e profissionais em geral".


O guia com 103 verbetes já está disponível para download no blog Cinza Poderoso, após ser lançado em uma live no canal da TIM no Youtube na última terça-feira (17).  O evento, aberto ao público, abordou boas práticas de inclusão geracional no mercado de trabalho, apresentando cases de sucesso e desafios enfrentados por profissionais sêniores. 


De acordo com Patricia Galante de Sá – professora do curso de longevidade da Fundação Getúlio Vargas, cofundadora do HubMulher e uma das autoras do glossário, um dos objetivos da publicação é combater por meio do conhecimento os vieses inconscientes que existem sobre o envelhecimento. A ideia é contribuir para diminuir preconceitos e estigmas e colaborar para o melhor entendimento de termos que são recorrentes entre a população idosa e especialistas, mas que podem não ser usuais no dia-a-dia de líderes, profissionais de comunicação e estudantes.


O glossário tem uma missão que começa e não acaba. Ele será sempre atualizado, recebendo constantemente novos significados que ampliem o conhecimento sobre o tema. É imensa a luta para tornar o mundo, os países, as cidades, as empresas, as famílias e cada um de nós, mais inclusivos às pessoas que viveram mais, experimentaram mais, ensinaram mais, amadureceram mais e que, garanto, querem um mundo muito melhor. Quando a gente entende, a gente compreende, quando a gente compreende nasce a empatia", explica Patricia, que escreveu o glossário junto com Simone B. Lara, editora do blog Cinza Poderoso e também professora do curso de longevidade da FGV.


TIM e Delloite foram convidadas pelo HubMulher a se juntarem à iniciativa por conta de suas diversas iniciativas relacionadas ao pilar geracional. Integrante do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho – que reúne companhias comprometidas com a inclusão geracional, a operadora lançou recentemente o programa de contratação TIM 50+, que disponibilizou vagas para pessoas com 50 anos ou mais em suas lojas em cinco Estados. O projeto foi construído a partir de reflexões do grupo de afinidade Gerações+, formado por quase 100 da TIM que sugerem e avaliam ações focadas em recrutamento e seleção, comunicação e educação para inclusão das diferentes gerações.


A companhia mantém ainda um programa de indicação interna, em que profissionais da própria TIM podem indicar pessoas de 45 anos ou mais para vagas na empresa. No âmbito externo, além de campanhas periódicas de conscientização, é destaque o Teclado Consciente TIM, aplicativo que alerta sobre o uso de expressões discriminatórias – incluindo termos etaristas e velhofóbicos, como maracujá de gaveta”, “caduco”, “ficar para titia”, “meninada” e “não enxerga a idade que tem”. Disponível gratuitamente para clientes de qualquer operadora com smartphones iOS e Android, a ferramenta fica visível quando o usuário digita textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, destacando as expressões inadequadas, explicação da origem e opções para substituição.


Nós reconhecemos a importância e o valor de profissionais seniores, por isso, queremos estimular mais empresas a se conectarem ao pilar geracional. O lançamento do glossário joga luz sobre o tema, que é urgente. Estima-se que 57% da força de trabalho do Brasil terá mais de 45 anos até 2040. Precisamos promover um mercado de trabalho mais inclusivo para a população 50+”, explica Giacomo Strazza, Head de Desenvolvimento, Educação e Inclusão no RH da TIM.

Assessores de imprensa

Fale com assessor de sua região

Selecione seu estado:

TodosAcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSão Paulo - InteriorSergipeTocantins
FSB Comunicação
Roberta Câmara
Fernanda Veiga
Sheyla Modesto

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?