/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM é a única operadora a ganhar participação no mercado 5G em 12 meses

TIM é a única operadora a ganhar participação no mercado 5G em 12 meses

Pioneira e líder no 5G, operadora comemora dois anos de operação comercial no Brasil com 57% da população urbana coberta com a tecnologia em mais de 350 cidades

Rio de Janeiro, 8 de julho de 2024 - A TIM acaba de completar dois anos de operação comercial do 5G no Brasil com grandes números. Líder na nova tecnologia no país, a companhia já cobre mais de 350 cidades com a rede de quinta geração, contemplando 57% da população urbana com mais de oito mil antenas 5G no país, a maior quantidade entre as operadoras. A TIM foi a única operadora a ganhar participação no mercado em 12 meses com aumento de 3.1 p.p. e avança dentro da sua estratégia de expandir o 5G com foco sempre na melhor experiência dos seus clientes. Somente nos últimos três meses, a companhia ativou com o 5G uma cidade por dia.
A TIM vem acelerando a implantação do 5G no país e incentivando o uso da tecnologia. “Cumprimos nossa meta na manutenção da liderança no 5G, assim como fizemos com o 4G. Oferecemos aos nossos clientes a maior e melhor cobertura. Seguiremos expandindo para levar a verdadeira experiência 5G para pessoas e empresas, pois sabemos que a tecnologia é crucial para encurtar distâncias e conectar regiões, revolucionando já vários setores produtivos do país. Seguiremos firmes nesta missão de liderar os avanços do setor e apoiar a inclusão digital no Brasil.”, resume o CTO Marco Di Costanzo.

Inovação atrelada à qualidade

Além da liderança em 5G, a TIM é a única a cobrir todos os municípios do Brasil no 4G e é a rede mais premiada nos rankings de institutos independentes. Esta evolução da qualidade é um processo que começou há anos com a adoção de tecnologias, como o VoLTE para ligações de voz em alta definição, o NB-IoT para permitir a adoção de soluções de IoT, além da implantação acelerada do 5G.
A operadora procura estar sempre na vanguarda do mercado brasileiro de telecomunicações. Um bom exemplo disso foi a realização em seu laboratório de um teste de velocidade 5.5G, em parceria com a Huawei, em fevereiro passado. E o resultado não poderia ter sido melhor ao atingir o recorde de velocidade do 5G Advanced nas Américas, superando a marca de 11,6 Gbps, 70% superior ao 5G. Este foi o primeiro passo visando a adoção desta tecnologia num futuro próximo, que permitirá um aumento da oferta de produtos e serviços, além da melhor utilização do espectro e desempenho da rede.

Cases de sucesso 5G

A TIM vem apoiando a transformação digital em diversos segmentos com o 5G, como o de Logística, com a Brasil Terminal Portuário (BTP), que anunciou já os excelentes resultados do primeiro porto 5G do país. Outro exemplo é o da Usina São Martinho, no agronegócio, no qual a TIM é líder, com a criação do primeiro Polo de Inovação 5G no campo. E, em parceria com a Stellantis, o primeiro caso de uso 5G em uma planta industrial no Brasil.
Com o avanço do 5G, o segmento corporativo tornou-se extremamente estratégico para a TIM. Em março passado, a companhia criou um novo posicionamento para crescer ainda mais no mercado de Internet das Coisas. Chamada de TIM IoT Solutions, a iniciativa reforça a expertise da operadora na transformação digital da Indústria Brasileira, com foco no Agronegócio, Utilities, Logística e Indústria 4.0.

“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de Telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index.