/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} TIM Brasil ativa as primeiras antenas 5G do Paraná

TIM Brasil ativa as primeiras antenas 5G do Paraná

Curitiba foi escolhida como a primeira cidade do Sul para receber as primeiras antenas 5G Standalone da TIM, ativadas nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu

Curitiba, 5 de abril de 2022 – Em reunião com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, anuncia hoje a ativação das primeiras antenas 5G do Paraná. Os equipamentos ficam em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, e foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz SA (Standalone) para que os clientes dessas regiões possam usufruir desde já de uma experiência diferenciada, que evoluirá com a chegada do 5G SA em 3,5 GHz a partir de junho, conforme cronograma da Anatel. A faixa de 3,5 GHz, adquirida pela TIM, será essencial para proporcionar alta velocidade e baixíssima latência para os usuários, e principalmente massificar e revolucionar a adoção de soluções da Internet das Coisas (IoT) em vários setores fundamentais para alavancar a economia do País.

“A TIM tem investido fortemente na preparação da chegada do 5G, tecnologia que vai acelerar o processo de transformação digital nas cidades, estimular a geração de negócios e dar mais oportunidades aos brasileiros. A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G Standalone da TIM reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com cidade e com o Estado”, explica o CEO da TIM, Alberto Griselli.

A TIM, que é líder de mercado de telefonia móvel no Paraná e em Curitiba, já havia anunciado, em março, a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. O acordo de colaboração (MoU) – com a Huawei – foi assinado durante o Mobile World Congress, em Barcelona. A ideia é implementar redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

O Paraná vem se caracterizando por ser o berço da inovação no País e essa escolha por parte da TIM reforça o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo desses mais de três anos. Buscando a modernidade, essa ferramenta do 5G será essencial para novas conquistas e para aproximarmos ainda mais as pessoas. A população paranaense é a grande beneficiada por essa ação em conjunto entre o Governo do Paraná, a Prefeitura de Curitiba e TIM. É um momento histórico para a tecnologia do Paraná e do Brasil", destaca Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná.

Curitiba mais uma vez saiu na frente para a implantação da nova tecnologia 5G. Em 2019, quando modernizamos a regulamentação para a instalação de antenas de telefonia, a cidade viabilizou e tornou mais rápida a operação do 5G, modelo que vai exigir até 10 vezes mais antenas do que o 4G. Agora começaremos a ver os resultados práticos, que abrem um mundo novo de serviços para a população”, afirma o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

TIM no Paraná

A TIM lidera diferentes segmentos no Paraná. Atualmente, a operadora é líder do mercado de telefonia móvel no Estado, com 52,1% (6,9 milhões de clientes). A operadora também está à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses e na rede da tecnologia 4.5G, já implantada em 235 municípios. A TIM também saiu à frente, em Curitiba, com a oferta do 5G DSS (que utiliza o 5G sobre as frequências do 4G). A ativação dessa rede faz parte da estratégia da TIM - iniciada em 2019 - de proporcionar desde já aos clientes, sem custos adicionais, uma experiência diferenciada de conectividade, que agora deve evoluir com a chegada revolucionária do 5G no país.

A TIM trabalha ainda no reforço da cobertura 4G, especialmente em estradas. A infraestrutura instalada cobrirá 2.800 quilômetros de rodovias que passam pelo Estado, além de 355 distritos e vilas e oito resorts, com foco também no desenvolvimento turístico da região. Dos 243 sites 4G TIM previstos, 180 já foram instalados (sendo 54 ativados em 2021). Outros nove estão previstos para 2022.

Para atender esse volume de clientes da TIM no Paraná, a operadora dispõe hoje de mais de 18 mil pontos de venda em todas as regiões do Estado, entre lojas próprias, revendas e pequeno e grande varejo.

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora com atuação nacional e líder em cobertura 4G. Reconhecida por estar à frente de movimentos importantes do mercado – em linha com a sua assinatura, "Imagine as possibilidades" –, a empresa é pioneira em testes do 5G no país e teve atuação protagonista no leilão da nova tecnologia, que revolucionará diversos segmentos da economia brasileira.

Por atuar comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo “Pró-ética” da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno.

A TIM valoriza uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva e trabalha também para combater o preconceito e conscientizar toda a sociedade. Essa atuação já recebeu reconhecimentos importantes: a operadora está no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 11 mil companhias. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.