SMS Pirata (SPAM)
Entenda o que é e como combater o SMS Pirata
Um dos caminhos usados pelas empresas não homologadas no Brasil é a compra de tráfego SMS no exterior. Há diversas empresas estrangeiras revendendo mensagens de texto no atacado, usando rotas internacionais. Elas se aproveitam de acordos de interconexão gratuita ou a preços muito baixos para tráfego entre usuários finais.
As mensagens fazem caminhos tortuosos para chegar ao seu destino, guiadas por algoritmos que indicam a rota mais barata. Se algum caminho é bloqueado, o sistema recalcula a rota automaticamente e reajusta o preço, se necessário. As rotas internacionais são infinitas, corta-se uma aparece outra.
É prática comum entre os piratas internacionais a falsificação do remetente para enganar os sistemas das operadoras por onde as mensagens passam. Outra artimanha consiste na variação sistemática do remetente, para dificultar a identificação da fraude. O SMS pirata, através de rotas internacionais, não oferece nenhuma garantia de entrega de mensagens. Estima-se que apenas de 30% a 40% delas efetivamente alcancem o seu destino.
Para combater o SMS pirata em rotas internacionais, as operadoras investem em filtros que alertam quando acontece uma movimentação atípica. O indício de algo está errado pode ser um grande volume de mensagens proveniente de um país pequeno em um curto espaço de tempo, ou muitas mensagens repetidas ou de um mesmo remetente. Para burlar esse controle os piratas procuram distribuir os envios entre várias rotas e ao longo do tempo. Outra técnica é usar rotas de grande tráfego, como a Brasil-EUA, o que dificulta a identificação.
Outro método adotado pelos piratas consiste na adoção de chipeiras, equipamentos em que são instalados vários SIMcards para disparo simultâneo de mensagens. É fácil comprar uma chipeira pela Internet, o equipamento em si não é ilegal. Ele pode ser usado como um PABX por uma empresa para tráfego de mensagens entre funcionários. O problema é o uso da chipeira para venda do serviço de SMS corporativo aproveitando SIMcards de pessoas físicas e promoções de mensagens ilimitadas criadas pelas operadoras.
Os piratas compram chips pré-pagos das quatro grandes operadoras e botam todos na mesma chipeira. Com a ajuda de um software, disparam as mensagens. Dependendo do volume de SMS enviado em um curto espaço de tempo, uma chipeira pode causar congestionamento da rede em determinada antena. A prática fere o termo de serviço do contrato de pessoa física proposto pela operadora. Se esta perceber, pode bloquear o chip. Mas aí basta o pirata trocar por outro SIMcard.
Uma forma de identificar o uso de chiperia é se a mensagem for proveniente de um número telefônico completo, com DDD e oito ou nove dígitos. Quando prestado por empresas homologadas, é utilizado o chamado "short code", um número com apenas cinco dígitos e sem DDD.
As chipeiras vêm sendo usadas no Brasil para envio de spam publicitário e para tentativas de estelionato. São comuns mensagens sobre supostos sorteios de carros e casas nas quais se pede para o consumidor ligar de volta para um número de celular. Se ligar, a pessoa é instruída a fazer um depósito de baixo valor, apenas para trâmites burocráticos para liberação do prêmio. O problema é que não existe prêmio nenhum.
A TIM está atenta a possíveis fraudes em seus serviços de SMS, em linha com nossas premissas de qualidade e transparência no relacionamento com o cliente. Além disso, busca coibir o uso do SMS pirata divulgando as suas consequências, os prejuízos para todos os envolvidos legalmente no processo e denunciando casos identificados. Adicionalmente, a TIM atualiza e implanta constantemente em nossa rede novos equipamentos capazes de identificar o SMS de origem desconhecida ou duvidosa.
Aumente ainda mais sua segurança contra ameaças
O que você está procurando?
Digite sua dúvida
Principais dúvidas
SMS Piratas (ou SPAM) são SMS não regulamentados e clandestinos. Alguns podem se passar pela TIM, mas as nossas comunicações não são enviadas por números de 8 ou 9 dígitos e nem pedem para você enviar informações pessoais.
Já os nossos SMS estão dentro da lei e são seguros.
Veja algumas medidas simples para auxiliar a segurança:
• Mantenha seu aparelho atualizado com as últimas recomendações do fabricante;
• Instale só apps da loja oficial do dispositivo;
• Na instalação, verifique se as permissões de acesso solicitadas estão de acordo com a finalidade do • aplicativo;
• Ligue configurações de segurança como: as opções de rastreamento, bloqueio, backup, remoção de arquivos remotamente e etc.
Para saber mais, confira nossa página com dicas de segurança.
Existem muitas dicas para deixar seu WhatsApp mais seguro. Veja algumas:
• Desconfie sempre que for abordado por um desconhecido sobre uma oferta de qualquer tipo de prêmio;
• Coloque senha em seu aplicativo para ter ainda mais proteção;
• Desative a função de baixar automaticamente todos os vídeos e fotos recebidos;
• Evite o uso do WhatsApp em computadores ou redes públicas;
• Tente não baixar arquivos ou clicar em links se não tiver certeza da seguranças;
• Mantenha seu WhatsApp atualizado e com antivírus;
• Ative a verificação em duas etapas.
Você pode conferir mais dicas na página de dicas de segurança no WhatsApp.
Seus dados são tratados com muita transparência e cuidado aqui na TIM, já que seguimos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma legislação que foi feita para regulamentar o tratamento de dados pessoais.
É totalmente seguro. Você pode saber mais detalhes na página Central de Privacidade da TIM ou, ainda, ver a nossa Política de Privacidade.
Cookies são arquivos que transferimos e permitem reconhecer o seu navegador ou dispositivo, além de saber outras informações, como quando nossas páginas e produtos são visitados, quantas pessoas acessam o site, entre outras.
Você pode saber tudo sobre a nossas diretrizes na página de Política de Cookies da TIM.
Para cancelar o envio de mensagens publicitárias da TIM, basta enviar "SAIR" para 4112. Mas, se quiser voltar com o envio e saber de ofertas exclusivas, promoções e descontos, envie "RECEBER" para 4111.
Você também pode evitar ligações publicitárias de outras empresas. Descubra como na página Não me Perturbe.