Universitários transformam trabalhos de conclusão de curso em startups tecnológicas
Participantes do Academic Working Capital, programa do Instituto TIM, apresentaram seus projetos para investidores-anjo durante feira em São Paulo
São Paulo, 30 de abril de 2024 – Uma bebida energética e uma barra de cereal que têm como ingrediente-chave a casca do café. Ondas ultrassônicas de alta frequência e luz ultravioleta alimentadas por energia renovável para melhorar a qualidade da água de bebedouros bovinos. Uma solução que usa inteligência artificial para otimizar a criação de camarões. Essas foram algumas das inovações criadas pelos participantes do Academic Working Capital (AWC), iniciativa do Instituto TIM que estimula o empreendedorismo nas universidades
Voltado para estudantes universitários de todo o Brasil, o programa busca transformar trabalhos de conclusão de curso – os chamados TCCs – em produtos ou startups de base tecnológica. Mais de 40 alunos apresentaram 15 projetos para investidores-anjo e executivos do mercado na feira que encerrou a 8ª edição do AWC, em São Paulo, e levaram para casa insights importantes para seguirem com seus negócios após a conquista do diploma.
Anna Carolina Meireles, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM, explica que a ideia é, justamente, dar uma “vida útil” ao TCC e permitir que ele seja porta de entrada para o concorrido e disruptivo mercado das startups: “a maior parte dos universitários e universitárias do país ainda não encara o empreendedorismo como uma via de carreira. Por outro lado, veem no TCC apenas uma mera formalidade para concluírem a graduação. Nosso objetivo é mudar essa realidade. O Brasil tem desafios em muitas áreas – como saúde, educação, geração de renda, mobilidade, meio ambiente – e a mudança pode vir da inovação que está nas universidades”, comenta.
O AWC existe desde 2015 e já impulsionou cerca de 200 projetos, resultando na criação bem-sucedida de mais de 100 startups. O programa oferece uma trilha de aprendizagem, por meio de mentorias com profissionais renomados das áreas de inovação e empreendedorismo, workshops e apoio financeiro. Na edição atual, participaram projetos de universidades de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná.
Sobre o Instituto TIM
O Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano. Em parceria com diversas instituições, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas. Para mais informações: institutotim.org.br.
Assessores de imprensa
Fale com assessor de sua região
Selecione seu estado: