Um terço da população preta e parda desconhece o significado do Dia da Consciência Negra, mostra pesquisa da TIM
Levantamento TIM Ads revela que 33% só ouviram falar da data; metade diz ter sofrido ou presenciado episódios de racismo no trabalho e 34% creem que a discriminação racial aumentou no Brasil
A luta pela igualdade racial parece passar mesmo pela conscientização. Levantamento da TIM mostra que 48% da população afrobrasileira conhece o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, mas 33% somente ouviram falar da data. Ou seja, praticamente um terço ainda desconhece o seu significado. A pesquisa foi feita entre 227,4 mil clientes de planos pré-pagos da companhia, de todo o país, dos quais 106,7 mil se declaram pretos e pardos.
Perguntados se a discriminação racial tem aumentado no Brasil, 34% dos entrevistados negros acreditam que sim, e outros 29% acham que permanece igual, segundo a enquete realizada pela plataforma TIM Ads. Isso significa que mais de seis entre dez participantes pretos e pardos creem que a situação não melhorou no país. Apenas 17% pensam que o preconceito tem sido reduzido.
Esse quadro se traduz no local de trabalho, onde metade diz já ter sofrido racismo ou visto alguém ser discriminado devido à cor da pele. Já 46% contam que sentem que seu ambiente na empresa é inclusivo, embora 20% não achem que valorizem tanto a diversidade racial. E 56% contam que já perderam oportunidades de emprego ou conhecem pessoas que foram preteridas no preenchimento da vaga por discriminação racial.
Já 36% deles acham que a luta contra a discriminação racial está ganhando força no Brasil; 21%, que permanece igual; 13% pensam que estaria se enfraquecendo; e outros 30% não souberam responder.
Sobre o TIM Ads
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de 29 milhões de clientes pré-pagos da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.
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