TIM registra 5G em alta velocidade e lidera engajamento nas redes no primeiro final de semana do Rock in Rio
Imagine Dragons foi o show mais conectado dos três primeiros dias, gerando quase 1 TB de dados, a frente de Travis Scott e Evanescence no top3
Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2024 – A TIM fechou o primeiro final de semana do Rock in Rio como uma das marcas com maior engajamento e conectando a Cidade do Rock com o 5G. Os clientes da operadora trafegaram, entre 13 e 15 de setembro, 74 terabytes de dados, volume suficiente para assistir a vídeos em HD por 25 anos sem parar. Desse total, 40% passaram pela rede de quinta geração.
A aposta em uma super infraestrutura somada a ativações inovadoras – como o karaokê 5G – e um amplo squad de influenciadores e celebridades geraram mais de 5,5 mil comentários nas redes sociais, deixando a empresa na liderança dentre as patrocinadoras do festival, segundo dados da ferramenta de monitoramento Sprinklr.
Sucesso nas ativações e no engajamento
As ativações no estande da TIM, incluindo as visitas do embaixador Marcos Mion e influenciadores e artistas como Mel Maia, Lore Improta, Fabão e Diogo Defante, foram um sucesso absoluto. O grande destaque do espaço foi o Karaokê 5G, que atraiu mais de 500 participantes em apenas três dias. Entre as músicas mais escolhidas pelos visitantes estavam clássicos como "Exagerado" (Cazuza), "Equalize" (Pitty), "Ana Júlia" (Los Hermanos), "Tempo Perdido" (Legião Urbana) e "Talismã" (IZA), que dominaram as performances.
No Parque de Diversões do Rock in Rio, o MegaDownload – patrocinado pela operadora – também chamou a atenção. Mais de 5 mil “corajosos” se aventuraram na torre de 30 metros de altura com descida a 50 km/h. Já a loja TIM, localizada no Global Village, superou as expectativas, vendendo 50% a mais em comparação à edição anterior do festival.
O público foi ainda surpreendido com ações exclusivas. Em uma delas, Naldo Benny chegou ao estande acompanhado por sortudos que participaram do Karaokê 5G em uma cabine no New York City Center e foram levados direto para a Cidade do Rock. Outra ação que gerou grande repercussão foi o sorteio para uma “after party” exclusiva do rapper Travis Scott, realizada no Hotel Nacional, que contou com a presença de Orochi.
Essas iniciativas fizeram da TIM a marca patrocinadora que mais engajou nas redes sociais durante o primeiro fim de semana do Rock in Rio, reforçando ainda mais a relevância e o impacto positivo da operadora no festival.
Tráfego de dados e show mais conectado
O volume de dados trafegado por clientes TIM no primeiro final de semana do Rock in Rio é 37% superior ao registrado no mesmo período da edição anterior. Desse total, mais de 40% passaram pela rede 5G, com um pico de 50% no sábado, dia 14 de setembro. Nesse dia, aliás, aconteceu o show mais conectado. Durante a apresentação da banda Imagine Dragons, no Palco Mundo, os clientes da operadora utilizaram 983 GB de dados em apenas uma hora. Na sequência, aparecem os shows de Travis Scott e na banda Evanescence, que superou até mesmo o tráfego de dados do show do principal show de domingo (15).
O segundo dia (14) também foi o de maior movimentação fora dos palcos, com um total de 25,4 TB de dados trafegados – o equivalente a 76 mil horas de vídeo – e 33,5 mil conexões simultâneas entre 20h e 21h. No primeiro dia de festival, a movimentação de dados chegou a um total de 24 terabytes de tráfego de dados – o equivalente a mais de 72 mil horas de vídeos transmitidos em tempo real.
Depois de realizar o primeiro Rock in Rio 5G, há dois anos, a TIM – líder na tecnologia de quinta geração no país – investiu fortemente na ampliação e modernização de sua infraestrutura na Cidade do Rock. O número de antenas 5G mais do que triplicou em relação a 2022 – passando de 25 para 86 – e foram introduzidas novas tecnologias que aumentam significativamente a capacidade e eficiência, aprimorando a experiência do cliente. Entre as novidades, destaca-se a utilização inédita no Brasil de antenas dual 5G, instaladas dentro de totens plotados com a identidade visual do evento. Esta tecnologia de ponta é capaz de operar simultaneamente nas frequências de 3,5 GHz e 2,3 GHz, proporcionando um aumento de 50% na capacidade de transmissão de dados e de 30% na cobertura.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, S&P/B3 Brasil ESG, IDIVERSA e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Desde 2022, tem sido selecionada anualmente para o Sustainability Yearbook, publicação da S&P que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Assessores de imprensa
Fale com assessor de sua região
Selecione seu estado: