TIM expande atuação no agronegócio e anuncia parceria com a SJC Bioenergia
Projeto leva conectividade 4G à área de produção no campo e à comunidade de municípios do Sudoeste de Goiás
Rio de Janeiro, maio de 2022 - No final de 2021, a SJC Bioenergia fechou contrato com a TIM Brasil como fornecedora de conectividade para suas unidades no Sudoeste de Goiás. Uma das maiores produtoras no setor sucroenergético no estado, produzindo etanol, açúcar, energia e proteína para nutrição animal, entre outros, a SJC firmou uma parceria com a TIM para ampliar o sinal 4G na área de suas unidades produtoras de Quirinópolis e de Cachoeira Dourada.
Pela SJC, a parceria teve como objetivo integrar a conectividade da TIM a suas máquinas agrícolas, equipamentos no campo e ferramentas de comunicação entre equipes, agilizando a tomada de decisão, aumentando a eficiência e o tempo de resposta entre o campo e os escritórios. Para isso, houve a implementação de seis torres de transmissão, no final de 2021 e início deste ano. A ação acabou por beneficiar diretamente a comunidade que mora e trabalha nas regiões com operações da SJC e que passaram a ter conexão 4G de qualidade.
Para Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, a chegada da SJC ao portfólio de clientes da TIM mostra a importância da conectividade para a expansão do agronegócio brasileiro: “Acreditamos que a digitalização do campo e a consequente inclusão digital da população rural é essencial para levar o agronegócio a outro patamar. A solução 4G TIM no Campo existe há mais de 4 anos e desde então, conectamos mais de sete milhões de hectares com 4G e mais de quinze milhões de hectares com a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), um marco em nossa história”.
Para Alex Fabiano, Gerente de TI da SJC Bioenergia, a Empresa buscou aliar sua necessidade de avançar com conectividade à oportunidade de ampliar ações de responsabilidade social. Ele explica que, além de apresentar resultados operacionais e habilitar o processo de inovação e digitalização do campo, já que o AGRO é altamente tecnológico, a SJC tem compromisso com o desenvolvimento local. “Acreditamos que, ao oferecer cobertura 4G de qualidade, contribuímos para promover a inclusão digital para nossos mais de 4.000 funcionários diretos e para as dezenas de milhares de moradores da região e que tem suas casas e locais de trabalho na área de abrangência do serviço”, ressaltou Alex.
Presente em mais de 4.400 cidades com tecnologia 4G, a TIM é líder em cobertura 4G no Brasil e tem o compromisso público de levar esse serviço a todos os 5.570 municípios brasileiros até 2023. Os projetos relacionados à conectividade no campo contam também com a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), funcionalidade que permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações de Internet das Coisas. A TIM foi pioneira ao oferecer a funcionalidade aos clientes corporativos e é líder na cobertura NB-IoT.
Sobre a SJC Bioenergia
Fundada em 2011, a SJC Bioenergia produz açúcar VHP, etanol (anidro e hidratado), eletricidade, fibras, proteína e óleo vegetal. Com atuação no mercado nacional e internacional, a Empresa está localizada no estado de Goiás, com duas unidades agroindustriais: a São Francisco (USF), em Quirinópolis, e Rio Dourado (URD), em Cachoeira Dourada. Atualmente, a SJC tem capacidade produtiva de mais de 9 milhões de toneladas equivalentes de cana-de-açúcar por safra e emprega mais de 4 mil pessoas nas áreas agrícola, industrial e administrativa e atuam sob valores que incentivam o comprometimento com segurança, ética e desenvolvimento pessoal e profissional. Para saber mais, acesse https://www.sjcbioenergia.com.br
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora com atuação nacional e líder em cobertura 4G. Reconhecida por estar à frente de movimentos importantes do mercado – em linha com a sua assinatura, "Imagine as possibilidades" –, a empresa é pioneira em testes do 5G no país e teve atuação protagonista no leilão da nova tecnologia, que revolucionará diversos segmentos da economia brasileira.
Por atuar comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo “Pró-ética” da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno.
A TIM valoriza uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva e trabalha também para combater o preconceito e conscientizar toda a sociedade. Essa atuação já recebeu reconhecimentos importantes: a operadora está no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 11 mil companhias. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Assessores de imprensa
Fale com assessor de sua região
Selecione seu estado: