Programas de baixo custo são os preferidos dos brasileiros nas férias, aponta pesquisa
Levantamento entre clientes da TIM mostra que impacto econômico da pandemia ainda é responsável por mudanças de hábito
Pandemia pode ter afetado os hábitos dos brasileiros durante as férias no verão
Pesquisa da TIM com cerca de 46 mil pessoas em todo o país mostra que a pandemia pode ter afetado os hábitos dos brasileiros durante as férias no verão. Ao serem questionados sobre a programação para o período, as três atividades mais citadas são de baixo custo: ficar em casa (17%), visitar amigos e família (16%) e passeios na natureza, como praias e cachoeiras (13%).
Os passatempos que geram gastos apareceram somente em seguida: viajar no Brasil (10%), ir a cinema, bares e shows (10%), viajar para fora do país (7%) e passeios culturais ou gastronômicos (7%). Somente 8% dos entrevistados afirmaram que ainda não se sentem seguros para sair de casa.
Perguntados diretamente sobre o impacto da pandemia sobre os gastos de férias, a maioria (36%) respondeu que sua renda diminuiu. Já outros 27% afirmaram que está tudo mais caro, enquanto 20% vão aproveitar de forma mais econômica. Somente 14% disseram que o cenário sanitário atual não afetou sua programação de gastos.
Neste item, a maior parte dos participantes da pesquisa (29%) vão gastar menos de R$ 500 em suas férias, seguidos dos que desembolsarão entre R$ 500 e R$ 1.000 (17%); entre R$ 1.000 e R$ R$ 2.000 (14%), que empatou com os gastos entres R$ 2.000 e R$ 5.000. Os mais abastados que investirão mais de R$ 5 mil foram somente 10% dos entrevistados. O levantamento foi feito por meio da plataforma TIM Ads, com clientes pré-pagos da operadora em todas as regiões do país. Ao todo, 46.138 pessoas participaram da enquete.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis. A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito.
A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética". Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Assessores de imprensa
Fale com assessor de sua região
Selecione seu estado: