Aplicativo de reforço escolar se apresenta como grande aliado ao retorno às aulas presenciais
Parceria com a TIM, que reforça sua plataforma de educação, permite que clientes da operadora tenham condições especiais para acessar o App.
O impacto da pandemia na educação
Segundo o Estudo “O impacto da pandemia na educação”, feito pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Brasil deverá levar de três a 11 anos para recuperar a aprendizagem perdida durante a crise sanitária mundial provocada pelo novo coronavírus. Profissionais do setor, entidades de classe e até mesmo alunos e suas famílias já buscam formas de minimizar o tempo perdido e, em um cenário de acelerada transformação digital, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Uma das soluções que pode ser uma ferramenta adicional no processo do ensino da educação básica brasileira acaba de ser lançada: o Reforça App, desenvolvido pela empresa de tecnologia ProUser Apps.
De usabilidade fácil, rápida e simples, o Reforça App é voltado para estudantes dos Ensinos Fundamental 2, Médio e que irão prestar o Enem, tendo como principal metodologia os flashcards - cartões com ilustrações, textos e áudios - explicativos de todas as matérias, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como matemática, física, história e português.
“Queremos ser um complemento ao desenvolvimento educacional brasileiro como ‘o melhor amigo do estudante’. Nosso conteúdo aborda os principais itens de dúvidas em todas as matérias. Com linguagem prática, o Reforça App aborda os conteúdos por meio de cards que combinam ilustrações, textos e áudios explicativos, o que estimula o processo de cognição”, explica Rodrigo Murta, fundador e CEO da ProUser Apps.
A ferramenta será lançada oficialmente no dia 4 de outubro e já conta com uma parceria de peso com a TIM, que vem fortalecendo seu posicionamento em prol da tecnologia como ferramenta para fortalecer a educação no Brasil. A operadora já tem uma parceria com a Ampli, empresa do grupo Kroton, com foco na democratização do ensino superior, e agora volta suas atenções para a educação básica. Segundo Bernardo Weisz, diretor de VAS & Devices da empresa, há uma preocupação especial em agregar ao portfólio serviços que, realmente, façam a diferença na vida dos clientes. “Nosso intuito é oferecer, além de produtos de qualidade, ferramentas que potencializem a experiência do usuário, trazendo benefícios relevantes para o seu dia a dia. Somos líderes em cobertura 4G e apostamos no poder da conectividade para transformar realidades. O acesso à educação por meio do smartphone é um exemplo de como a tecnologia pode impulsionar grandes mudanças”, comenta o executivo.
Disponível para downloads em smartphones (sistemas Android e IOS), o Reforça App também oferece aos usuários um canal de tira-dúvidas das principais matéria com monitores por meio de chat online que funcionará, inicialmente, de 8h às 20h nos dias de semana e de 8h às 14h aos sábados.
Clientes TIM pagarão preço especial para acessar o App: R$19,90 por mês para a versão que acessa todo o conteúdo e o chat e R$15,90 por mês para a versão que acessa apenas o conteúdo. Além disso, não há necessidade de um cartão de crédito para contratação. O valor é cobrado na fatura do cliente pós-pago ou descontado dos créditos de usuários de planos pré-pagos. Para clientes das demais operadora, a assinatura custará R$29,90 e R$19,90, respectivamente, com download gratuito nas lojas de aplicativos.
Segundo levantamento feito pela App Annie, agência focada em análise do mercado mobile, o Brasil é o país com a maior média de tempo gasto em aplicativos. A pesquisa, amparada em dados do segundo trimestre de 2021, revela que a média de horas diárias conectadas em apps é de 5.4. Além disso, de acordo com a terceira edição do Painel TIC Covid-19, estudo divulgado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o telefone celular foi o principal dispositivo usado para acompanhar as aulas e atividades remotas.
"Nossa ideia é aproveitar este potencial e familiaridade do público brasileiro com o mobile para apresentar uma solução que está atacando um problema grande e real do Brasil. Vamos investir forte para que essa solução chegue a milhões de jovens brasileiros, seja através de distribuição própria, seja através de parcerias que estamos negociando com grandes empresas e instituições”, contextualiza Murta.
Parceria TIM Brasil
A TIM já possui parceria com a ProUser Apps desde 2018 e agora inclui o Reforça App no seu portfólio de serviços digitais. A operadora vem tratando o tema de Educação como um pilar estratégico. Em julho, a operadora anunciou uma parceria com a Ampli, empresa do grupo Kroton (vertical B2C de ensino superior da Cogna Educação), que permite ampliar o acesso à educação por meio da sua tecnologia, alcançando uma base de mais de 50 milhões de pessoas. Desde então, clientes de todos os planos da operadora – incluindo a ultra banda larga fixa TIM Live e ofertas do segmento corporativo de pequenas e médias empresas – têm têm descontos na graduação à distância e acesso gratuito a cursos livres da Anhanguera Educacional, por meio da plataforma Ampli, sem consumir do pacote de internet.
Sobre o Reforça App
O Reforça App tem como objetivo ser um apoio e suporte a mais na jornada de estudos e aprendizados para estudantes dos Ensinos Fundamental 2, Médio e também focados no Enem. Por meio da metodologia de flashcards, que são cartões com ilustrações, textos e áudios explicativos, o aplicativo é um aliado aos estudos com o atendimento online de professores para tira-dúvidas. Mais informações em: https://www.reforca.app/ Sobre a Prouser Apps: Fundada em 2017, a ProUser Apps é uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento, produção de conteúdo e distribuição de aplicativos. Possui acordo de distribuição com grandes empresas no Brasil e Europa, como TIM, Claro, MEO (Portugal) e Yoigo (Espanha).
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis. A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito.
A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética". Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
Assessores de imprensa
Fale com assessor de sua região
Selecione seu estado: