Perguntas Frequentes - Portabilidade

Perguntas Frequentes

Portabilidade

Portabilidade numérica
Portabilidade numérica

O que é portabilidade?

A portabilidade numérica é um processo que permite aos usuários de telefonia trocar de operadora e manter o seu número. Para que a portabilidade seja possível, é necessário que:

 

     • Ocorra dentro de um mesmo código de área (DDD), no caso de telefonia móvel (SMP);

     • Ocorra dentro de uma mesma área local, no caso de telefonia fixa (STFC).

 

A portabilidade somente é permitida para o mesmo tipo de serviço: de móvel para móvel e de fixo para fixo.
 

Como fazer a portabilidade no site TIM?

Para iniciar a portabilidade através do site TIM, escolha um dos planos de celular (Pré, Controle, Pós-pago), opte por uma oferta e clique em "Contratar". A diferença da portabilidade para a contratação normal é que, na portabilidade, você deve informar que quer manter seu número atual.

Como fazer a portabilidade em uma loja TIM?

A forma de fazer portabilidade depende do tipo de plano escolhido. Veja abaixo:


     • Planos Pós-pago ou Controle: Vá até uma Loja da TIM com seu documento de identidade, CPF, comprovante de residência, uma fatura de sua operadora atual. Na loja será ativada uma linha e na data agendada, o número da operadora atual irá substituir o número TIM, mantendo o plano e os serviços contratados pelo Cliente.
     • Planos Pré-pago: Você pode solicitar a portabilidade em uma Loja da TIM ou realizar todo procedimento diretamente no celular.Adquira um chip da TIM e siga os comandos que serão disponibilizados na tela do seu celular.

 

Após recebermos sua solicitação, seu chip será ativado em até 3 dias úteis. 

 

Se você deseja mudar as linhas da sua empresa (pessoa jurídica) para TIM, conheça nossas soluções e ofertas em TIM Empresas e agende com um consultor. Caso prefira, voce também pode ligar para 0800-941-9598 e solicitar uma visita.
 

Quais são as regras para solicitação de portabilidade?

Para solicitar a portabilidade, você precisa:
     • Ser o titular do número que você quer trazer para a TIM;
     • Ter o seu número ativo na sua operadora atual;
     • Estar dentro de um mesmo DDD (no caso de telefonia móvel) ou  na mesma área local (no caso de telefonia fixa).
 

Quanto tempo leva para trazer o meu número para a TIM?

Assim que recebemos a confirmação de entrega do seu chip, iniciamos o pedido de portabilidade, que pode durar até 3 dias úteis. Depois, é só ativar o seu TIMChip e aproveitar os benefícios do seu plano TIM!

Serei cobrado pela solicitação de portabilidade?

O regulamento da Anatel autoriza a operadora que receberá o Cliente a cobrar uma taxa pela portabilidade, mas os clientes que vierem para a TIM estarão promocionalmente isentos desta cobrança.

Como saber se a portabilidade foi feita?

Você vai receber um SMS informando que o seu número já é TIM. Além disso, ao solicitar a portabilidade, vamos enviar um Bilhete de Portabilidade, referente a sua solicitação, com a data e hora agendada para a mudança. Você precisa estar com o Chip no aparelho na data e hora marcada. (encaminharemos uma mensagem 24h antes do dia marcado).

 

Caso não se recorde a data e horário em que sua portabilidade foi agendada, consulte o status da solicitação de sua portabilidade.

Vou realizar a portabilidade, comprei meu TIM Chip pelo site e recebi em casa. Como ativá-lo?

Para efetuar o desbloqueio do seu TIM Chip, basta identificar sua conexão e plano. Veja como é fácil ativar o seu novo chip em Ativação Chip.

Existe limite para solicitar a portabilidade?

Não existe limite. O Cliente pode mudar de operadora quantas vezes desejar. No entanto, caso você tenha algum contrato de fidelização, ele será cobrado.
 

Preciso esperar um tempo mínimo na minha operadora para solicitar a portabilidade?

Não é necessário ter um tempo mínimo para trazer o seu número para a TIM. Você pode solicitar a qualquer tempo a portabilidade de seu número de outra operadora para a TIM.

Como eu posso me manter informado sobre o andamento do meu pedido de portabilidade?

Consulte o status de seu pedido de portabilidade. Caso precise de mais informações, ligue para *144.

Posso desistir da portabilidade?

Sim, mas você precisa solicitar o cancelamento até dois dias úteis após a solicitação de portabilidade para que ela seja cancelada.

Ainda tenho dúvidas sobre a portabilidade TIM para onde devo ligar?

Caso ainda tenha dúvidas sobre a portabilidade para a TIM, entre em contato com a nossa Central de Atendimento (1056).