Perguntas Frequentes
Cobertura e Roaming
O que é Cobertura Móvel?
Cobertura móvel são áreas que têm sinal de celular, seja 2G, 3G, 4G, 4.5G ou 5G.
Ou seja, se você estiver em um lugar com cobertura, seus serviços TIM vão funcionar normalmente, mas, se sair da área, eles podem apresentar falhas.
Confira a nossa cobertura no mapa de cobertura da TIM.
O modelo do meu aparelho pode influenciar na qualidade dos serviços de voz e dados?
Sim. Apesar de todos os aparelhos homologados pela ANATEL terem que atender padrões mínimos, o desempenho pode variar conforme especificações técnicas de cada modelo.
Por exemplo: a tecnologia usada no aparelho (4G+, 5G), frequências compatíveis com a TIM, qualidade da antena, software e sistema operacional.
No entanto, se o aparelho foi homologado pela TIM, isso indica que ele atende aos requisitos técnicos de rede, o que contribui para uma melhor compatibilidade e desempenho.
Quais as regiões que tem cobertura TIM? Onde o sinal da TIM pega?
Para saber onde tem cobertura TIM, confira o mapa de cobertura da TIM.
Por que o sinal do meu celular às vezes fica ruim ou não funciona?
A qualidade do sinal pode variar por conta da sua localização em relação às torres de celular.
Além disso, capas metálicas podem bloquear ondas eletromagnéticas e interferir no sinal, então, evite usar esses tipo de material.
Aqui estão outras dicas que também podem te ajudar a melhorar a qualidade de sinal:
• Desative e ative novamente o Modo Avião no aparelho;
• Reinicie o celular e mantenha os dados móveis ativados. Se você tem dois chips, mantenha o da TIM na entrada 1 ou configurado como principal para garantir melhor desempenho na conexão;
• Feche os aplicativos que não estão sendo usados, já que isso pode ajudar a melhorar a velocidade da sua conexão;
• Teste o chip em outro aparelho para verificar se o problema está no dispositivo ou na rede.
• Confira o App Meu TIM para saber se você já usou 100% da sua internet do plano - isso pode afetar a sua navegação.
Você também pode acessar o App Meu TIM para verificar seu consumo, contratar pacotes adicionais de internet e muito mais!
Como consigo testar a velocidade da minha internet?
Acesse a página Teste de Velocidade para medir grátis a velocidade de conexão à internet.
Por que meu celular perde sinal e desliga durante uma chamada?
Isso pode acontecer caso você esteja andando ou em um transporte enquanto fala ao celular.
Em movimento, você pode deixar a faixa de uma antena e mudar para outra, o que afeta o sinal. Então, basta aguardar para se conectar a outra antena para tentar ligar novamente.
Qual a diferença entre cobertura e qualidade de rede?
Cobertura de rede é a área em que, provavelmente, temos sinal, de acordo com a distribuição geográfica das antenas.
Já a qualidade da rede depende da intensidade do sinal.
Confira a nossa cobertura no mapa de cobertura da TIM.
Posso não ter cobertura em minha casa e meu município ser considerado coberto?
Pode, já que um município é considerado coberto quando pelo menos 80% da área urbana do distrito sede tem cobertura.
Confira a nossa cobertura no mapa de cobertura da TIM.
Por que o sinal do meu celular oscila quando estou em áreas de água, como mar e lagoas, mas o mapa mostra que esses locais têm cobertura?
Isso acontece porque as áreas de água refletem os sinais de diferentes antenas do continente.
Por isso, não é possível garantir a intensidade do sinal no aparelho.
O que é VoLTE?
VoLTE (Voice over LTE) é uma tecnologia que permite fazer chamadas de voz usando a rede 4G, em vez de 2G ou
3G.
A vantagem é que, com ligações VoLTE, você tem mais qualidade de áudio e menor tempo de conexão.
Qual a vantagem do VoLTE sobre as chamadas tradicionais?
Confira as principais vantagens da chamada VoLTE:
• Qualidade superior de voz, com áudio em HD;
• Chamadas mais, sem necessidade de mudar para uma rede mais lenta.
O VoLTE consome dados móveis?
As chamadas VoLTE não consomem dados de forma significativa, já que são otimizadas para uso eficiente da rede.
Qual a diferença entre VoLTE e 4G?
O 4G é uma rede de dados móveis de alta velocidade.
Já o VoLTE é uma aplicação da rede 4G para chamadas de voz de alta qualidade.
O que é 5G e como funciona?
O 5G é a quinta geração de rede de internet móvel. Ele funciona por ondas de rádio, assim como as anteriores, mas, a grande diferença está no espectro coberto, que é bem maior.
Isso resulta em maior velocidade de download e upload, além de uma cobertura mais ampla e estável.
Conheça mais do 5G na página do 5G na TIM.
O que eu preciso fazer para usar o 5G da TIM?
Para usar o 5G da TIM é simples. Basta:
• Ser um cliente TIM;
• Ter um aparelho compatível. Você pode conferir opções de smartphones 5G em nossa loja online;
• Estar na área de cobertura. Para saber se é o seu caso, acesse o mapa de cobertura TIM.
Saiba mais detalhes do 5G na página do 5G na TIM.
Quais as vantagens do 5G da TIM?
São muitas as vantagens do 5G na TIM. Confira algumas:
• Mais velocidade: a rede 5G é até 100 vezes mais rápida do que a 4G;
• Possibilidade de conexão simultânea de diversos aparelhos;
• Até 10x menos tempo de resposta após uma solicitação (latência);
• Presença em diversas cidades (para saber quais, confira nosso mapa de cobertura TIM);
• E muito mais!
Saiba mais detalhes do 5G na página do 5G na TIM.
Preciso trocar de chip para o 5G funcionar?
Não. No entanto, é necessário que o chip seja, no mínimo, compatível com a tecnologia 4G.
Depois de atender esse requisito, basta ser cliente TIM e usar um aparelho habilitado para a tecnologia 5G.
Para mais detalhes do 5G na página do 5G na TIM.
O 5G funciona em todas as cidades do Brasil?
A TIM ainda está trabalhando para levar o 5G a todas as cidades do Brasil!
Saiba quais locais já têm cobertura 5G no mapa de cobertura TIM.
Quais são as áreas de cobertura do 5G na TIM?
Várias cidades já receberam o 5G da TIM. Você pode conferir quais no mapa de cobertura TIM.
O 5G da TIM é compatível com quais aparelhos?
Você pode conferir os aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G na nossa loja online.
Existe um valor adicional para navegar no 5G?
Não. O 5G da TIM está disponível para qualquer cliente navegar, desde que essa pessoa esteja dentro da área de cobertura do 5G e com um aparelho compatível.
Qual a diferença do 5G para o 4G?
De uma maneira bem simples, o 4G foca em oferecer uma conexão mais rápida que o 3G.
Já o 5G é até 100 vezes mais veloz que o 4G, com destaque para estabilidade, baixa latência e capacidade de conectar dispositivos.
O que é 4.5G?
O 4.5G é um aprimoramento do 4G. Nele, existe um tráfego simultâneo em duas frequências 4G, o que significa mais velocidade de navegação e uma melhor experiência na internet.
Descubra mais na página do 4.5G na TIM.
Como funciona o 4.5G? Qual o diferencial em relação ao 4G normal?
O 4.5G funciona através do tráfego simultâneo em duas frequências em 4G.
Com isso, é possível navegar com mais velocidade de navegação e uma melhor experiência na internet - que pode alcançar uma rapidez até 10x maior do que o 4G da TIM.
Descubra mais na página do 4.5G na TIM.
Quais os requisitos para navegar com 4.5G?
Para usar o 4.5G da TIM, é preciso:
• Estar em uma área de cobertura 4.5G;
• Ter um aparelho compatível e com software atualizado;
• Ter um chip 4G.
Confira mais detalhes na página do 4.5G na TIM.
Qual a diferença entre o 4.5G e o 4G+?
O 4.5G é uma versão um pouco melhorada do 4G+. Enquanto a versão 4G+ usa mais de uma frequência para navegar, o 4.5G tem ainda outras características, como capacidade de lidar com mais transferências de dados simultâneos.
Navegar com o 4.5G consome mais da minha internet (pacote de dados)?
Não. Navegar com 4.5G não consome mais dados do que navegar com 4G. O que muda é a velocidade de conexão, não a quantidade de dados que você gasta.
Como a internet é mais rápida, você pode consumir mais dados em menos tempo.
O que é 4G?
É a quarta geração da telefonia móvel, que teve início com a tecnologia LTE (Long Term Evolution ou Evolução de longo prazo).
Com ela, as pessoas podem navegar mais rápido do que nas redes 2G e 3G, além de também conseguir conectar mais dispositivos sem prejudicar a conexão.
Para mais informações, confira a página do 4G na TIM.
Como funciona a tecnologia 4G?
O 4G funciona com melhor capacidade de transmissão de dados.
Além disso, também é possível conectar mais dispositivos sem prejudicar a conexão.
Para mais informações, confira a página do 4G na TIM.
Como usar o 4G?
Você pode usar o 4G com smartphones, tablets ou modems compatíveis com as frequências de LTE, além do chip próprio para essa tecnologia.
Preciso trocar de aparelho para utilizar o 4G? Como posso saber se o meu aparelho é compatível com o 4G?
Diversos celulares já aceitam a tecnologia 4G. Antes de trocar, verifique se o seu smartphone é compatível visitando as áreas de Conexões ou Dados Móveis dele.
Vale ressaltar que o dispositivo pode apresentar disponibilidade para rede LTE, mas não se preocupe: aqui no Brasil, LTE é sinônimo de 4G.
Preciso trocar de chip para utilizar o 4G?
Seu chip deve ser compatível com a tecnologia 4G. Para trocar seu chip, encontre uma loja TIM e vá na mais próxima que atenda a sua necessidade.
Se eu adquirir um aparelho e plano 4G e estiver em uma região que não tenha rede 4G, o meu aparelho irá funcionar?
Sim, seu celular vai funcionar nas redes 2G ou 3G. Confira mais detalhes onde isso poderia acontecer no mapa de cobertura da TIM.
O que é 3G?
A rede 3G, terceira geração de comunicação móvel lançada nos anos 2000, trouxe internet banda larga sem fio para celulares e laptops. Isso permitiu novos serviços, como vídeo chamadas, além de streaming e downloads mais rápidos.
Mesmo com a chegada do 5G, a TIM ainda disponibiliza cobertura 3G por todo o Brasil.
Confira no mapa de cobertura da TIM.
Quais são as vantagens do 3G?
O 3G foi lançado depois do 2G. Comparado às tecnologias anteriores, ele trouxe até 15 vezes mais velocidade na transmissão de dados.
Além disso, há a vantagem da mobilidade, que permitiu que as pessoas usassem o 3G de qualquer lugar, desde que houvesse cobertura.
Quais são os serviços 3G oferecidos pela TIM?
Os serviços 3G oferecidos pela TIM são:
• Vídeo streaming no celular, computador ou TV Móvel;
• Vídeo chamadas entre celulares;
• Internet Banda Larga.
Para saber onde você pode usar esses serviços, confira a cobertura do 3G no mapa de cobertura da TIM.
Até quando o 3G vai funcionar?
Diversos celulares já aceitam a tecnologia 4G. Antes de trocar, verifique se o seu smartphone é compatível visitando as áreas de Conexões ou Dados Móveis dele.
Vale ressaltar que o dispositivo pode apresentar disponibilidade para rede LTE, mas não se preocupe: aqui no Brasil, LTE é sinônimo de 4G.
O que é HSDPA?
HSDPA, ou High Speed Downlink Packet Access, é a tecnologia 3G capaz de conduzir maiores velocidades de transmissão de dados.
Isso significa que, com HSDPA, as pessoas podem usar internet em banda larga para fazer downloads em velocidades superiores às da tecnologia 2G.
O que é 2G?
A rede 2G é a segunda geração de conexão móvel e introduziu a tecnologia digital, permitindo múltiplas ligações sem interferências e integração de funcionalidades.
O 2G popularizou serviços de voz e SMS, além de possibilitar a transmissão limitada de dados, como entre fax e modem.
Confira a cobertura 2G no mapa de cobertura da TIM.
Quando o 2G foi criado?
O 2G, também conhecido como GSM por causa do protocolo usado na tecnologia, foi criado nos anos 1990.
Qual operadora tem 2G?
A TIM é uma das operadoras que ainda têm cobertura 2G em diversos municípios brasileiros. Você pode conferir isso no mapa de cobertura da TIM.
Como saber se um lugar tem 2G?
Para saber se uma área tem cobertura 2G da TIM, confira o mapa de cobertura da TIM.
Qual a diferença entre 2G, 3G, 4G e 5G?
As redes móveis evoluíram significativamente ao longo das gerações:
• 2G: Introduziu ligações e SMS, com baixa transferência de dados;
• 3G: Permitiu acesso à internet em celulares com velocidades de até 2 Mbps;
• 4G: Aumentou a velocidade para 3-5 Mbps, comparável à internet via cabo;
• 5G: Oferece maior alcance, velocidades mais altas, menor latência e suporte eficiente a múltiplos dispositivos inteligentes.
O que é Roaming Internacional?
Roaming Internacional é um serviço que permite falar, navegar na internet e enviar SMS com o seu celular por meio de operadoras parceiras no exterior.
Para saber mais sobre o tema, confira a página de Roaming Internacional na TIM.
Como funciona o Roaming Internacional?
O Roaming Internacional permite que você use o celular fora do país de origem, por meio de operadoras parceiras da TIM, com pacotes de dados e serviços. Esses pacotes são divididos por “zonas” como: Europa, Américas etc.
Para usar o Roaming Internacional, é necessário que o serviço esteja ativo.
Planos como o TIM Black Família já incluem internet para Roaming Internacional. Assim, não é necessário contratar pacote de dados. Você pode ver quais planos são esses na página de Roaming Internacional na TIM.
Como ativar o Roaming Internacional de dados na TIM?
O Roaming Internacional está ativo para todos os planos pós-pago fatura, desde o pagamento da primeira fatura ou após a ativação do plano na loja pela a biometria.
No entanto, é importante confirmar a ativação antes de viajar.
Quem é cliente Controle deve procurar um dos canais disponíveis para ativação.
Confira os canais para contratar e ativar o Roaming Internacional:
• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM: contrate ou ative o Roaming Internacional em uma loja TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: ligue do Brasil para *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: quando estiver fora do país, ligue para +551128476144.
Vale ressaltar que essa ativação pode demorar até 24h.
Depois de ativar, siga o passo a passo:
1. Ao chegar no país de destino, desligue o modo avião e o Wi-Fi;
2. Em seguida, ligue o roaming de dados para ter a identificação da operadora internacional.
Atenção: Caso você desative ou troque o seu chip da TIM, é preciso reativar o Roaming Internacional entrando em contato conosco.
Como ativar o Roaming Internacional incluso no meu plano?
Para ativar o Roaming Internacional incluso nos planos TIM Black e TIM Black Família, é preciso estar com o pagamento do plano em dia.
Confirme a ativação do Roaming Internacional nos nossos canais de atendimento (a ativação pode demorar até 24h, portanto, se planeje).
Você pode confirmar a ativação nos seguintes canais:
• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.
Depois, basta ativar o pacote de roaming. Siga o passo a passo:
1. Ao chegar no país de destino, desligue o modo avião e o Wi-Fi;
2. Em seguida, ligue o roaming de dados para ter a identificação da operadora internacional;
3. Vamos enviar para você um SMS com um link. Basta clicar nele para prosseguir para a página de ativação do pacote de roaming;
4. Na página, selecione e compre os pacotes disponíveis e inclusos no seu plano. Não se preocupe: eles vão aparecer com um custo de R$ 0.
5. Selecione que leu os termos do Regulamento da oferta e confirme. Pronto!
Você pode visitar o passo a passo de ativação de Roaming Internacional incluso no plano na página de Roaming Internacional.
Quanto custa usar Roaming Internacional?
Caso o seu plano não tenha Roaming Internacional, a gente oferece pacotes para diferentes destinos com diversos preços. Confira os pacotes e preços disponíveis de acordo com o destino na página de Roaming Internacional.
Como saber se meu plano tem Roaming Internacional incluso?
Você pode verificar se o seu plano tem Roaming Internacional incluso no regulamento da sua oferta.
Se preferir, acesse página de Roaming Internacional. Por lá, mostramos alguns planos com o serviço incluso.
Como contratar um pacote de dados no exterior, durante uma viagem?
Se você for TIM Black, já tem incluso o pacote Américas na sua oferta. Mas, se você for titular do plano TIM Black Família, já tem acesso aos pacotes Américas e Europa.
Se você tiver outro plano ou se quiser conferir mais pacotes para outras zonas, entre em contato nos seguintes canais:
• WhatsApp da TIM (via rede Wi-Fi): envie uma mensagem no WhatsApp para o número +554141414141;
• Central de Atendimento no Exterior: ligue para o número +551128476144.
Como usar o Roaming Internacional sendo de um plano controle?
Se você tem uma oferta Controle, Plus ou Premium, contrate o Passport Internet com dados (voz e SMS não inclusos) pelos nossos canais de atendimento:
• WhatsApp da TIM: envie uma mensagem no WhatsApp para +554141414141;
• Lojas TIM;
• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.
Para demais planos Controle, consulte na página Tarifas Controle.
O que são as zonas tarifárias de Roaming Internacional?
As zonas de Roaming Internacional são grupos de países separados de acordo com a localização geográfica. São elas:
• Europa;
• Américas;
• Mundo.
Consulte os países inclusos e mais informações na página de Roaming Internacional.
Por que aparece que meu celular está "sem serviço" em uma viagem internacional?
Você está vendo essa mensagem porque provavelmente não ativou o seu Roaming Internacional antes da viagem.
Para resolver sua solicitação, entre em contato com:
• Central de Atendimento no Brasil: *144 ou 1056;
• Central de Atendimento no Exterior: +551128476144.
Como fazer chamadas em Roaming Internacional?
Para fazer chamadas, basta digitar: +, seguido do código do país, código da cidade e o número de telefone.
Exemplo: se você estiver no exterior ligando para São Paulo (capital): +5511999999999.
Atenção: chamadas originadas e recebidas no exterior podem ter custos. Verifique no regulamento do seu plano.
Como receber chamadas em Roaming Internacional?
Não é necessário fazer nada. Todas as chamadas feitas para você são encaminhadas para o seu número.
Como fazer chamadas locais do meu TIM para o país em que eu estou?
Basta digitar o número para o qual você quer ligar, sem uso do "+" ou códigos do país. Vale ressaltar que esta ligação pode ser tarifada de acordo com o pacote contratado.
O que é o benefício “Internet no Avião”?
Com o benefício “Internet no avião”, clientes pós-pago elegíveis têm acesso à internet grátis em vôos nacionais e internacionais.
O serviço está disponível nas aeronaves da GOL e LATAM equipadas com tecnologia via satélite da Intelsat.
Confira mais detalhes na página Internet no Avião.
Como funciona o benefício para acesso à internet dentro dos aviões?
O benefício dá direito à internet grátis voos nacionais e internacionais com origem ou destino no Brasil, em aeronaves elegíveis GOL e LATAM equipadas com a tecnologia via satélite da Intelsat.
Para navegar, basta seguir o passo a passo:
1. Entre no avião e se conecte ao WI-Fi;
2. Selecione a rede da aeronave. Em seguida, a companhia aérea vai enviar você para o site deles;
3. Selecione o banner da TIM no portal da companhia aérea;
4. Faça o login com seu número e a senha do APP Meu TIM e pronto!
Confira mais detalhes na página Internet no Avião.
Como acessar à Internet no Avião?
Para usar o benefício, você precisa:
1. Ser cliente de um dos planos pós-pagos elegíveis ou colaborador TIM;
2. Estar em um voo GOL e LATAM, nacional ou internacional, em uma aeronave equipada com a tecnologia via satélite da Intelsat;
3. Conectar o smartphone à rede Wi-Fi da aeronave, selecionar o banner da TIM no portal da companhia aérea e fazer o login com seu número e a senha do APP Meu TIM.
Confira mais detalhes na página Internet no Avião.
O uso do WhatsApp está incluído no benefício de Internet no Avião?
Sim, você pode usar WhatsApp para enviar mensagens de texto (mensagens de voz não estão inclusas) no avião enquanto estiver usando esse benefício.
Confira mais detalhes na página Internet no Avião.
O que está incluído no benefício da Internet no Avião?
O benefício está disponível apenas para uso em smartphones. Você pode usar a internet para navegar em sites, acessar e-mails, redes sociais, streaming de música e usar aplicativos de mensagens.
Confira mais detalhes na página Internet no Avião.
O que eu não posso fazer com o benefício Internet no Avião?
O benefício de internet no avião não está disponível para uso em tablets e notebook e não inclui chamadas de voz, uso de VPN e acesso às plataformas de streaming de vídeos.
Confira mais detalhes na página Internet no Avião.
Quais planos têm acesso à Internet no Avião?
O benefício está disponível apenas para planos pós-pagos.
Para a lista completa de planos elegíveis, acesse o regulamento na página de Internet no Avião.
O que é e como funciona o roaming nacional da TIM?
O roaming nacional na rede TIM é quando você está fora da sua cidade, mas está em área coberta pela rede TIM. Por exemplo: você mora no Rio de Janeiro e viaja para Búzios.
Conheça mais sobre o roaming dentro da rede TIM.
Eu posso usar o roaming nacional na rede TIM?
Sim, você pode usar o roaming nacional em qualquer localidade onde exista cobertura da TIM.
Para mais detalhes, consulte o mapa de cobertura da TIM.
Como ativar o roaming nacional da TIM?
Não é preciso ativar o roaming nacional na TIM, já que essa funcionalidade está disponível desde a sua primeira ligação.
Conheça mais sobre o roaming dentro da rede TIM.
Como fazer chamadas em roaming nacional na TIM?
Para fazer chamadas em roaming nacional, basta digitar 0 + 41 + código de área do telefone discado + número destino.
O que acontece se eu estiver em roaming nacional em uma área que não é coberta pela TIM?
Se você estiver em uma localidade com menos de 30 mil habitantes, você terá cobertura de uma operadora parceira da TIM.
Caso esteja em um lugar com mais habitantes e fora da área da TIM, você não vai conseguir usar a rede de outra operadora.
Confira a lista de cidades com menos de 30 mil habitantes cobertas por parceiros TIM.
Vou ter alguma taxa de adesão ou de uso do roaming nacional?
Você não tem nenhuma taxa de adesão. O que é cobrado é apenas o uso do serviço (dentro ou fora da rede TIM), de acordo com o plano tarifário da sua oferta (se ela tem ligações ilimitadas ou não, por exemplo).
Você pode conferir mais detalhes no App Meu TIM e no regulamento do seu plano.
Quando eu estiver em roaming nacional dentro da rede TIM, vou poder usar todos os serviços?
Sim. Dentro da rede TIM, todos os serviços adquiridos por você continuam funcionando normalmente de acordo com o seu plano.
Quando eu estiver em roaming nacional fora da rede TIM, posso usar os serviços TIM normalmente?
Você só vai poder usar os serviços adquiridos se estiver em uma cidade com menos de 30 mil habitantes - isso por causa de um acordo entre as operadoras (confira a lista de cidades cobertas).
Caso você esteja em cidades com mais habitantes, o serviço de dados não ficará disponível.
Posso fazer ligações internacionais, a cobrar, para serviços especiais ou de emergência ou 0800 quando estiver em roaming nacional?
Sim, você pode fazer ligações destes tipos quando estiver dentro ou fora da rede TIM.
Basta seguir o padrão 0 + 41 + código de área do telefone discado + número destino (para ligações nacionais) ou 0 + 41 + código do país + código de área (cidade) + número destino (em caso de chamadas internacionais).
Se eu estiver em roaming nacional e precisar falar com o SAC da TIM, para qual número ligo?
Nesses casos, basta ligar para *144, mas atenção: caso você esteja em outra rede, essa
chamada será tarifada.
Se quiser, ligue de forma gratuita para o número 0800 741 4141 de um telefone fixo em qualquer localidade.