/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Perguntas Frequentes - Canais de Atendimento

Perguntas frequentes

Canais de atendimento

Meu TIM
Meu TIM

O que é o Meu TIM?

O Meu TIM é o canal de autoatendimento da TIM para gerenciar o seu plano. Nele, você pode fazer recargas, consultar saldo ou consumo, pagar contas e muito mais.

Ele disponível na web e em aplicativo para celulares.

Acesse a página do Meu TIM para mais informações.

Como acessar o Meu TIM?

Você pode acessar pelo site ou baixar o aplicativo. Faça login com seu número TIM e senha, que varia conforme o plano:

• Pré-pago, Pós-pago, Controle ou TIM Fixo: Use os 4 primeiros dígitos do PUK, que é um código está no cartão do chip. Caso não tenha o cartão, solicite uma nova senha clicando em “Não sei minha senha", assim enviaremos outra senha via SMS para você;
• Administrador corporativo: Use a senha recebida via carta;
• TIM Live ou TIM Carro Conectado: Gere a primeira senha pelo site do Meu TIM.

Como alterar a senha na área logada do Meu TIM?

A forma de alterar a senha varia de acordo com o seu plano. Confira abaixo:

Pré-Pago ou Controle:
1. Acesse o Meu TIM;
2. Na tela inicial, clique na opção Menu e depois em Configurações;
3. Logo em seguida, clique em Alterar Senha.

Pós-Pago:
1. Acesse o Meu TIM;
2. Na tela inicial, clique na opção Menu e depois em Meu Perfil;
3. Logo em seguida, clique em Dados de Acesso e, depois, em Alterar Senha.

Corporativo:
1. Acesse o Meu TIM;
2. Na tela inicial, clique na opção Meus Dados;
3. Logo em seguida, clique em Alterar Senha.

O que eu posso fazer pelo Meu TIM?

No Meu TIM, você pode:

• Fazer recargas e consultar saldo no TIM Pré ou TIM Controle;
• Consultar sua fatura detalhada/código de barras;
• Informar e acompanhar o pagamento;
• Emitir segunda via e alterar tipo de conta;
• Consultar seu consumo de internet/minutos e contratar pacotes adicionais;
• Alterar dados cadastrais e data de vencimento;
• Alterar senha cadastrada;
• Consultar, ativar ou desativar serviços avulsos;
• Mudar seu plano;
• Contratar crédito especial.

Tudo isso e muito mais!

E o mais importante: você não gasta internet navegando pelo App.

Chat
Chat

O que é o chat da TIM?

O chat é um dos nossos canais de autoatendimento.

Por lá você pode fazer recargas, ver seu extrato, contratar pacotes extras de internet e mais.

Como acessar o chat da TIM?

Para acessar o chat, siga o passo a passo:

1. Acesse o Meu TIM e faça login;
2. Na tela inicial, na barra inferior, clique em Assistente Virtual.
3. Logo em seguida nossa assistente virtual vai mandar uma mensagem.

WhatsApp
WhatsApp

O que é o atendimento pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um canal de autoatendimento da TIM, onde você pode resolver suas solicitações sem precisar falar com um atendente.

Pelo WhatsApp, você pode consultar saldo de internet ou minutos, mudar de plano, comprar aparelhos e agendar atendimento em lojas TIM.

Como eu posso entrar em contato com a TIM pelo WhatsApp?

Basta enviar uma mensagem no WhatsApp pelo seu número TIM para o número +55 41 4141-4141 e falar com a assistente virtual.

Caso entre em contato com um número de outra operadora, você terá as seguintes opções: ver nossas ofertas disponíveis, solicitar atendimento UltraFibra e TIM Fixo, comprar smartphones ou acessórios, agendar uma ida à Loja ou participar do Test Drive TIM.

Telefone
Telefone

Como ligar para a TIM do meu celular TIM?

Você pode ligar do seu celular TIM para o número *144.

Nossa Central de Atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Se estiver com dúvidas, acesse nossa página de atendimento telefônico.

Como ligar para a TIM de um telefone fixo ou celular de outra operadora?

Você pode ligar do seu telefone fixo ou de um celular de outra operadora para o número 1056.

Atendimento em Libras
Atendimento em Libras

O que é a Central de Intermediação?

É um serviço gratuito por vídeo chamada que conecta os clientes com um intermediador especializado.

Como eu posso entrar em contato com a Central de Intermediação?

Siga o passo a passo para entrar em contato:

1. Acesse a Central de Intermediação em Libras, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana;
2. Escolha "Login", "Fazer cadastro” ou "Não sou cliente";
3. Abra a solicitação e em seguida, colocaremos o intermediador especialista na linguagem de sinais em contato com a pessoa com deficiência auditiva e o atendente TIM;

Caso tenha dúvidas, entre em nossa página de atendimento especializado.

Quais são as melhores opções para acessar a Central de Libras?

Para melhor performance da Central de Libras, acesse por:

• Videochamada e Chat;
• Google Chrome;
• Mozilla Firefox;
• Opera;
• Safari;
• Apenas Chat;
• Edge.

Existe alguma limitação para o serviço de intermediação?

Sim, existe. Não estão autorizadas as intermediações para:

• Serviço de Telebanking entre usuários deficientes auditivos e ouvintes que estejam no mesmo espaço físico;
• Profissionais médicos;
• Resultados de exames de saúde;
• Chamadas internacionais.

Ouvidoria
Ouvidoria

O que é a Ouvidoria TIM?

A Ouvidoria é um canal de atendimento de segunda instância, ou seja, é para pessoas que já usaram outros canais de atendimento e não conseguiram resolver a solicitação ou não foram atendidas dentro do prazo informado.

Para acionar a Ouvidoria, tenha em mãos o número de protocolo obtido nos canais de atendimento da TIM.

Para mais informações sobre esse canal, acesse a página da Ouvidoria TIM.

Como eu posso entrar em contato com a Ouvidoria da TIM?

Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta ligar para 0800 882 0041 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto em feriados nacionais.

Saiba mais sobre esse canal de atendimento na página da Ouvidoria TIM.

Qual o protocolo para acionar a Ouvidoria da TIM?

Veja o passo a passo para acionar a Ouvidoria:

1. Primeiro entre em contato com um dos canais de atendimento da TIM para registrar sua demanda. Você receberá um número de protocolo e o prazo de resposta. Aguarde o prazo informado e, caso a demanda não seja atendida ou solucionada, acione a Ouvidoria;
2. Tenha em mãos o número de protocolo obtido nos canais de atendimento da TIM - você pode encontrar esse número pelo Meu TIM. São considerados protocolos válidos aqueles que possuem até 180 dias de abertura e que estejam abertos fora do prazo de tratamento informado pelos nossos canais de atendimento;
3. Vamos gerar um novo número de protocolo exclusivo deste canal. Caso a sua demanda não seja atendida prontamente por necessidade eventual de acionamento a outras áreas internas da TIM, o prazo de solução é de até 10 dias a partir do registro;
4. A gente vai retornar para você prioritariamente por telefone. Vamos fazer pelo menos 3 tentativas de contato telefônico, e em caso de insucesso no contato, comunicaremos o fechamento da demanda por SMS, e-mail e pelo App Meu TIM.

Para mais informações, acesse a página da Ouvidoria TIM.

Minha demanda não foi atendida pela Ouvidoria da TIM. E agora?

Caso você entenda que a sua demanda não foi completamente atendida ou esclarecida, você pode recorrer a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Tenha sempre em mãos o protocolo fornecido pela Ouvidoria, pois ele é importante para o registro de sua demanda junto à Agência. E lembre-se de aguardar o prazo de 10 dias fornecido pela Ouvidoria.

Canal de denúncias
Canal de denúncias

O que é o Canal de Denúncias?

O Canal é uma ferramenta de comunicação proativa e transparente para reporte de violações, omissões e qualquer descumprimento do Código de Ética, conduta corporativa em violação a direitos da coletividade de consumidores, políticas, legislações que possam causar danos às atividades da Companhia, aos colaboradores, acionistas e demais interessados.

Quais os assuntos o Canal de Denúncias abrange?

O Canal de Denúncias da TIM S.A está disponível para tratativa de todos os assuntos relacionados a atos de corrupção, suborno, fraudes, assédio moral e sexual, impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil em geral, assuntos de auditoria, conduta corporativa em violação a direitos da coletividade de consumidores e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, meio ambiente e direitos humanos.

Quem pode usar o Canal de Denúncias?

O Canal está disponibilizado para os públicos interno e externo com os quais a empresa se relaciona, a saber: colaboradores, acionistas/investidores, administradores, clientes, fornecedores/parceiros, Governo, comunidade, sociedade civil organizada e outras partes interessadas.

Como eu posso registrar uma denúncia?

Você pode fazer uma denúncia pelo nosso site, pela Intranet Corporativa ou pelo número 0800 900 8007, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
 

Posso denunciar de forma anônima e segura?

Os denunciantes que registrarem denúncias não serão identificados em hipótese alguma, tanto pela Intranet quanto pela Internet e por telefone. O anonimato e o sigilo estarão sempre garantidos, confirmando-se ou não as denúncias apontadas.

Não há o registro dos IP's dos computadores dos usuários do sistema via Internet e há o sigilo da gravação telefônica.

Quem é o responsável por gerenciar as denúncias?

A recepção do relato é realizada pela empresa Contato Seguro. De modo sistêmico, a Contato Seguro encaminha tal relato ao Canal de Denúncias que está sob a gestão da Audit.

A Audit irá deliberar individualmente sobre cada caso, procedendo com a apuração minuciosa das informações em cada processo. Se necessário, a Audit seguirá com o encaminhamento da denúncia à área competente da Cia., monitorando as análises até a sua conclusão.

Posso sofrer alguma retaliação ou punição por ter feito alguma denúncia?

Não. Pelo contrário. A TIM S.A não tolera qualquer tipo de ameaça ou retaliação contra pessoa por ter suscitado preocupação em boa-fé.

O objetivo do Canal de Denúncias é facilitar a identificação de irregularidades que possam existir na Cia, que estejam em desacordo com as leis, normas éticas e de condutas. A denúncia de suspeita de uma conduta imprópria em boa-fé não resultará em qualquer ação negativa contra si (como, por exemplo, assédio ou perda de benefícios).

Esta proteção também abrange qualquer pessoa que forneça informações ou que coopere numa investigação subsequente.

Em algum momento, é possível que a identidade do denunciante possa ser revelada?

Não, a única exceção é se formos exigidos por lei a fazê-lo ou se envolver um interesse público importante.

Quando a denúncia é realizada é entregue algum protocolo?

Sim. Quando a denúncia é realizada, é entregue automaticamente para o denunciante um número de protocolo.

O que eu posso esperar depois de registrar uma denúncia?

A TIM analisa todas as denúncias de possíveis condutas impróprias com muita seriedade.

Todas as investigações serão realizadas com cuidado, confidencialidade e profissionalismo. No caso de se determinar que a conduta imprópria realmente ocorreu, a nossa Empresa executará as ações adequadas.

Posso inserir uma nova informação e/ou complementar uma denúncia feita que está com status em análise?

Sim, é possível. O denunciante deverá ir em Acompanhe a sua denúncia > Informações complementares > Enviar resposta.

Como eu posso consultar o status da denúncia?

Você pode consultar por meio do número de protocolo gerado e entregue depois de realizar a denúncia. Ele deverá consultar inserindo o protocolo em Acompanhe a sua denúncia.

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?