Perda e roubo TIM Chip
Como bloquear seu celular ou chip TIM em caso de roubo ou furto
Saiba como bloquear o seu TIM Chip
Bloqueio de chip
Para bloquear o TIM Chip, ligue 1056 ou fale com a Central de Atendimento. Apenas o titular pode solicitar o bloqueio.
Vá até a loja
Se preferir, você também pode ir a uma loja TIM ou de parceiros para solicitar o bloqueio do chip.
Veja como funciona
Conheça o bloqueio de aparelho
Entenda o que é o bloqueio
O serviço põe o aparelho em uma lista e bloqueia em todas operadoras que têm tecnologia GSM.
E não será usado em caso de perda ou roubo.
O que é IMEI
É um registro digital de 15 dígitos. Encontrado na nota fiscal do aparelho ou na caixa.
Seguro TIM Aparelho Protegido
Tem o TIM Aparelho Protegido? Ligue para a seguradora
Ligue de segunda a sábado, das 8h às 20h, para 0300 777 8807 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 777 8807 (demais localidades).
Celular seguro
Confira as dicas para perda, roubo ou furto de celular
Guarde e anote o IMEI
Nos casos de roubo ou furto, você pode solicitar o bloqueio do IMEI na TIM ou em uma delegacia mais próxima, tornando o aparelho indisponível para uso.
Conheça seu IMEI
Na tela de discagem do celular, digite *#06#. O número que surgir é o IMEI do seu aparelho. Para descobrir se o telefone está bloqueado ou não, basta acessar o portal Celular Legal da ANATEL e digitar o número do IMEI.
Bloqueio de celular roubado
No contato com a delegacia ou operadora, informe o seu CPF e número da linha para validação. Não é necessário informar o IMEI, mas essa informação colabora no atendimento e reduz o risco de golpes. Caso faça o bloqueio na delegacia, é importante registrar um boletim de ocorrência.
App "Celular seguro”
Você também tem a opção de solicitar o bloqueio do aparelho pelo app ou portal Celular Seguro. Após autenticação na sua conta gov.br, cadastre seu telefone, operadora e marca do aparelho. Além disso, uma pessoa de confiança poderá solicitar o bloqueio em caso de uma ocorrência. Ao pedir o bloqueio do IMEI, o usuário tem a opção de bloquear o chip e os dados das suas contas bancárias.
IMPORTANTE: na hora do cadastramento dos dados para bloqueio, o CPF deve ser do titular do acesso na operadora e estar vinculado ao aparelho que se deseja bloquear, de modo que a validação do cadastro possa ser realizada.
Smartphone recuperado
O desbloqueio pode ser feito em uma delegacia ou no contato com sua operadora. Para isso, apresente um documento com foto, a nota fiscal do celular ou uma carta de próprio punho solicitando o desbloqueio.
Atenção! Caso seja identificada irregularidade na documentação, o desbloqueio do seu IMEI não será atendido.
Tire suas dúvidas sobre perda e roubo
Sobre o que você quer saber?
Digite sua dúvida
Principais dúvidas
No caso da TIM, você pode ligar para a nossa Central pelo *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone.
Tanto o bloqueio como o desbloqueio do chip da TIM são gratuitos. O que muda é que, no caso do desbloqueio, se você não estiver com o seu TIM chip, será preciso adquirir outro.
Existem algumas formas de descobrir o IMEI. Veja algumas:
• Acesse o app ou site Meu TIM e selecione "Bloqueio de Aparelhos”;
• Veja uma etiqueta com o IMEI e outras informações na caixa do aparelho;
• Em celulares Apple, o código também está no verso da caixinha em que se coloca o chip.
Basta acessar o Meu TIM, selecionar "Meu Aparelho" e escolher "Bloqueio de Aparelho". Você também pode solicitar o bloqueio do smartphone TIM por aqui. Com esse processo, o seu celular será bloqueado em até 24 horas - independentemente do local de compra ou operadora de origem. Vale ressaltar que, para que tudo dê certo, o aparelho não pode estar bloqueado por outra operadora.
É importante dizer que o procedimento não garante o bloqueio o seu chip. Para bloquear o TIM chip, vá a uma Loja TIM ou ligue para a nossa Central pelo *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Não é necessário encaminhar o Boletim de Ocorrência para a gente em nenhum caso.
Existem dois jeitos de fazer o bloqueio do TIM Chip. Veja:
• Ligue para *144 de um número TIM ou para 1056 a partir de outro telefone. Com isso, você vai entrar em contato com a nossa Central de Atendimento;
• Vá em uma loja TIM ou de parceiros.
Vale ressaltar que, em ambos os casos, somente o titular ou usuário da linha pode solicitar o bloqueio, que precisa ser validado.
Você também pode solicitar o bloqueio pela Central de Intermediação em Libras.
Sim, qualquer cliente TIM pode solicitar um novo chip. Basta ir a uma loja física para pedir a reposição.
Caso tenha deficiência auditiva ou de fala, você pode usar a Central de Intermediação em Libras para auxiliar no processo de troca de chip.