/** * @file * Theme override for page titles. * * Available variables: * - title_attributes: HTML attributes for the page title element. * - title_prefix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed in front of the main title tag that appears in the template. * - title: The page title, for use in the actual content. * - title_suffix: Additional output populated by modules, intended to be * displayed after the main title tag that appears in the template. */ #} Perguntas Frequentes - Cobertura e Roaming - Empresa

Perguntas Frequentes - Empresas

Cobertura e Roaming

Roaming
Roaming Internacional
Roaming Internacional

O que é o Roaming Internacional?

É o serviço que os Clientes Corporativos podem utilizar para viajarem para o exterior e podem falar no seu celular TIM como se estivessem no Brasil.

Como ativar o serviço de Roaming Internacional Corporativo?

Para ativar o pacote de Roaming Internacional para empresas, o administrador de contrato deve:
• ligar para *144 de um telefone TIM ou 1056 de um número de outra operadora;
• enviar uma mensagem para o WhatsApp da TIM, através do número 41 4141-4141.

Durante a contratação, o administrador precisa informar se a pessoa que usar o serviço poderá recontratar o pacote, caso acabe.

Você pode conferir os pacotes disponíveis na página de Roaming Internacional para empresas.

Quais são os pré-requisitos para o Cliente ativar o Roaming Internacional?

O Cliente deve está adimplente.

Qual é o modo de tarifação deste serviço?

• As tarifas serão determinadas por “Zonas Tarifárias” (continentes), não havendo diferenciação de tarifa de acordo com a operadora/ país.

• Qualquer chamada originada ou recebida por um Cliente do Roaming Internacional será tarifada e monitorada em tempo real.

• As chamadas originadas e recebidas serão cobradas de 1 em 1 minuto, tarifada por minuto cheio e com a cobrança iniciada a partir do 1º segundo.

Cliente do Plano Liberty Empresa Controle poderá usar seu saldo para falar no exterior?

Sim, o saldo da franquia de créditos e de recargas é válido para uso no exterior.

Quais os serviços que estarão disponíveis para os Clientes?

Os serviços dependerão dos países e operadoras com os quais a TIM possui acordos. A disponibilidade de serviços e de novos acordos de Roaming Internacional serão atualizados na Intranet na tabela de Cobertura e Serviços Disponíveis.

Se o Cliente enviar uma mensagem de texto (SMS) e registrar o número de forma incorreta, a TIM fará a correção da forma de discagem?

Sim, o Cliente poderá enviar SMS da mesma forma como faz no Brasil, ou seja, colocar somente o número do destinatário (caso ele seja da mesma cidade de origem do Cliente), o DDD seguido do número ( se o destinatário não for da mesma cidade) ou no formato internacional +55 seguido do DDD e do número. O formato com código da prestadora TIM também é aceito: 041 seguido do DDD e do número.

O que o Cliente do Roaming Internacional do plano Liberty Empresa Controle paga quando em Roaming Internacional?

O valor por minuto da chamada recebida ou originada por minuto cheio a contar do 1º segundo falado e o valor de serviços usados no exterior, como SMS (por evento), internet, multimedia, etc.

O Cliente pode ativar o Roaming Internacional no exterior?

O desbloqueio para utilização do serviço de Roaming Internacional deve ser feito pelo Administrador do contrato.

O Cliente poderá receber ou originar chamadas a cobrar no exterior?

O Cliente poderá receber chamadas a cobrar no exterior e também fazer chamadas a cobrar do seu celular. Mas para fazer chamadas a cobrar do celular em roaming internacional é necessário que ele saiba como realizar este tipo de chamada a partir da rede visitada, uma vez que os procedimentos variam de país para país. Muitas vezes, os serviços de chamada a cobrar são realizados através de chamadas tipo 0800, porém em vários casos estas chamadas são cobradas.

As chamadas para acessar caixa postal (*100) são cobradas?

Sim, as chamadas são cobradas como chamadas para o Brasil.

As chamadas para o Centro de Relacionamento com Clientes (*144) são cobradas quando eu estiver em outro país? Posso acionar o CRC via 0800 do exterior?

Sim, as chamadas são tarifadas como chamada do país em que a ligação foi originada para o Brasil se for chamado através do número *144. Entretanto, os Clientes poderão ligar GRATUITAMENTE do celular TIM no exterior para o telefone +55 11 2847-6144 para serem atendidos pela Central de Relacionamento com o Cliente.

Além do valor do minuto, o Cliente ainda paga algum adicional de deslocamento ou outra taxa pelo uso no exterior?

Não.

Quando o Cliente está no exterior e recebe chamadas, o identificador de chamadas funciona?

Sim, quando o Cliente está em Roaming Internacional, ao receber ligações, no visor de seu celular poderão aparecer as seguintes opções (não há padrão pré-estabelecido):
- 0000000;
- 1111111;
- 5555555;
- a combinação de 0 com 1;
- Número desconhecido;
- Número Confidencial;
- O próprio número que originou a chamada para o Cliente, assim como ocorre no Brasil;
- O próprio número do Cliente que está recebendo a ligação, isto é, se o número +5511 8114-1144 recebe uma ligação, ele pode ver em seu visor o seu próprio número +5511 8114-1144;
- Outra combinação qualquer, visto que não existe um padrão de identificação do número que está originando a chamada.

Tarifas Pos Liberty Passport Voz
Tarifas Pos Liberty Passport Voz

O que é exatamente a mecânica Liberty Passport Voz?

O Liberty Passport Voz consiste na utilização de 50 minutos em chamadas para números do Brasil (fixo e móvel) e chamadas locais e de ilimitados minutos para todas as chamadas recebidas em Roaming Internacional pelos cinco continentes*, tarifadas por um valor único em um ciclo de 24 horas (contadas a partir do primeiro minuto de Chamada) de acordo com a região em que o Cliente esteja no momento das ligações.

 

  • *Disponível apenas em determinados países. Será necessário consultar a Cobertura de países elegíveis a esta forma de tarifação na sessão de Roaming Internacional - Tarifas Pós.

  •  

O Cliente irá viajar e deseja fazer chamadas no exterior. Porém só possui o celular da TIM há apenas 15 dias, ele será tarifado pela Liberty Passport Voz em Roaming Internacional?

Para utilizar Voz no exterior, tanto como SMS e Dados, o Cliente precisa estar com serviço de Roaming Internacional ativo. Esse serviço é ativado automaticamente para Clientes Pessoa Física* após o pagamento da primeira fatura, permitindo ao mesmo utilizar o Liberty Passport Voz. Já os Clientes Pessoa Jurídica podem solicitar a ativação pelo administrador do contrato no momento da ativação da linha, ou posteriormente, após o pagamento da primeira fatura. Com a ativação do serviço de Roaming Internacional, o Cliente será tarifado normalmente pela diária de voz a partir de sua primeira chamada (originada ou recebida).

O Liberty Passport Voz é valido para todas as chamadas em Roaming Internacional?

A mecânica de tarifação Liberty Passport Voz é válida apenas para 50 minutos para chamadas realizadas para números locais (isto é, números do país que o Cliente estiver no momento da ligação) e para números do Brasil e para ilimitados minutos em chamadas recebidas, independente da origem das chamadas.

Se um Cliente realizar/receber uma chamada em duas regiões diferentes dentro do mesmo ciclo de 24 horas, ele será cobrada por duas diárias?

Não. O Cliente será Cobrado apenas por uma diária a cada 24 horas. Caso o Cliente realize e receba suas chamadas elegíveis em duas regiões distintas dentro do ciclo de 24 horas, este será tarifado apenas pela diária de maior valor.

O Cliente será cobrado todos os dias que estiver no exterior pelo Liberty Passport de Voz?

Não. O Cliente será cobrado apenas nas 24 horas que utilizar o serviço de voz em Roaming Internacional, e se fizer chamadas elegíveis a esta mecânica de tarifação. Caso o contrário, será cobrado de forma avulsa.

Quais destinos são elegíveis à mecânica Liberty Passport Voz?

São 53 destinos elegíveis a esta mecânica e podem ser consultados em nossa pagina de Roaming Internacional.

Todos os Clientes TIM são elegíveis ao Liberty Passport de Voz?

Não. São elegíveis a mecânica de tarifação Liberty Passport em Roaming Internacional todos os Clientes GSM Pós-Pagos de todos os planos Consumer, exceto planos Infinity Controle, Liberty Controle, Controle WhatsApp, Liberty Controle Express e Liberty Express e Conta fixa, e todos os Clientes Corporate pertencentes aos planos Liberty Empresa, TIM Empresa Tarifa Flat, TIM Empresa Mundi e Infinity Empresa.

As Videochamadas em Roaming Internacional serão contempladas na diária de Voz?

Sim. As chamadas 3G e Vídeochamadas serão consideradas dentro da diária de Voz (não trafegando dados) dentro dos países determinados e respeitando as demais regras (somente para chamadas para números do Brasil ou para números locais até o limite de 50 minutos ou para qualquer chamada recebida). As videochamadas que utilizam dados, como o Facetime dos aparelhos Apple, não estão contempladas, sendo cobradas na mecânica Liberty Passport Web.

O Cliente poderá utilizar duas diárias diferentes em um mesmo dia? Por exemplo, o Cliente poderá utilizar a diária de Voz e de dados no mesmo dia?

Sim. Se o Cliente desejar, ele poderá utilizar a diária de Voz e de dados em um mesmo dia. Serão cobrados dois valores diferentes, um para a diária de voz e outro para a diária de dados.

Se o Cliente estiver em Roaming internacional e enviar um SMS para o Brasil, este será contemplado pela dinâmica da diária de voz?

Não. A dinâmica da diária de Voz contempla apenas chamadas realizadas para números do Brasil e para o números do país em que o Cliente estiver por 50 minutos, assim como todas as chamadas recebidas de forma ilimitada. Qualquer outro serviço não será contemplado pela diária de voz e terá tarifado de forma diferenciada. Assim como, se na diária, for utilizado mais de 50 minutos em chamadas originadas, os minutos que passarem desse limite, serão tarifadas de forma avulsa, por minuto.

Tarifas Pos Liberty Passport Web
Tarifas Pos Liberty Passport Web

O que é exatamente a mecânica Liberty Passport Web?

A mecânica Liberty Passport Web é a nova forma de tarifação para utilização do serviço de dados (GPRS/EDGE/3G/4G) em Roaming Internacional pelos cinco continentes*. O Liberty Passport Web consiste em um valor único, de acordo com a região em que o Cliente esteja no momento da utilização, durante um ciclo de 24 horas contadas a partir da primeira conexão.

*Disponível em todos os países em que a TIM possui acordo de dados.

  •  

O Cliente irá viajar e deseja utilizar dados no exterior. Porém ele possui o celular da TIM há apenas 15 dias, ele será tarifado pela Liberty Passport Web em Roaming Internacional?

Para utilizar Dados no exterior, tanto como Voz e SMS, o Cliente precisa estar com serviço de Roaming Internacional ativo. Esse serviço é ativado automaticamente para Clientes Pessoa Física* após o pagamento da primeira fatura, permitindo ao mesmo utilizar o Liberty Passport Web. Já os Clientes Pessoa Jurídica podem solicitar a ativação pelo administrador do contrato no momento da ativação da linha, ou posteriormente, após o pagamento da primeira fatura. Com a ativação do serviço de Roaming Internacional, o Cliente será tarifado normalmente pela diária de dados a partir de sua primeira conexão.

 

*Os clientes de DDD 45 (Paraná) precisam solicitar a ativação do Roaming Internacional.

Caso o Cliente utilize o serviço de dados em duas Regiões diferentes dentro de 24 horas, ele será cobrada de duas diárias?

Não. O Cliente será cobrado em apenas uma diária a cada ciclo de 24 horas. Caso o Cliente trafegue dados em duas ou mais regiões distintas dentro do ciclo de 24 horas, ele será tarifado uma única vez pela diária de maior preço.

O Liberty Passport Web é válido em todos os países?

O Liberty Passport Web é válido em todos os países e operadoras que a TIM possui acordo de dados (GPRS/EDGE/3G/4G) em Roaming Internacional. Para mais informações acesse nossa pagina de Roaming Internacional

O Liberty Passport Web funciona em qualquer aparelho?

Sim. Independentemente do aparelho que o Cliente possuir (iPhone, BlackBerry, Android, etc), se trafegar dados, ele será cobrado dentro da mecânica Liberty Passport Web.

O Cliente será cobrado todos os dias que estiver no exterior pelo Liberty Passport de Web?

Não. O Cliente será cobrado apenas no dia em que utilizar o serviço de dados em Roaming Internacional.

Todos os Clientes TIM são elegíveis ao Liberty Passport Web?

Não. São elegíveis a mecânica de tarifação Liberty Passport em Roaming Internacional todos os Clientes GSM Pós-Pagos de todos os planos Consumer, exceto planos Infinity Controle, Liberty Controle, Controle WhatsApp, Liberty Controle Express e Liberty Express e Conta fixa, e todos os Clientes Corporate pertencentes aos planos Liberty Empresa, Infinity Empresa, Mundi e Empresa Tarifa Flat. O Plano TIM Community também é elegível à mecânica de tarifação Liberty Passport Web.

O Cliente poderá utilizar duas diárias diferentes em um mesmo dia? Por exemplo, o Cliente poderá utilizar o Liberty Passport Web e Voz no mesmo dia?

Sim. Se o Cliente desejar, ele poderá utilizar a diária dados e Voz em um mesmo dia. Serão cobrados dois valores diferentes, um para a diária de voz e outro para a diária de dados. É importante que o Cliente não se confunda com os ciclos de cada diária. Uma diária é independente da outra.

Ao atingir o limite diário da franquia de dados, existe a possibilidade de recontratar o serviço?

Não. Ao atingir o limite da franquia específica para a região em que se encontra, a conexão do Cliente será interrompida. Ele deverá esperar uma nova diária para retomar o uso, com a conexão na velocidade estabelecida dada a região em que se encontra.

Pacote Passport Internet
Pacote Passport Internet

O que são os PACOTES PASSPORT INTERNET?

Os Novos Pacotes Passport Internet são pacotes para uso do serviço de dados no exterior. O consumo deve ser iniciado em até 30 dias da data da compra. Os dados ficarão válidos por 24 horas , 7 dias ou 30 dias a partir da data de início de consumo, de acordo com o pacote contratado. Os pacotes são divididos por grupos de países e o valor do pacote é de acordo com o destino escolhido e a franquia desejada.

O que eu preciso para usar um PACOTE DE ROAMING INTERNACIONAL?

Precisa ter o Serviço de Roaming Internacional ativo, o que deve ser solicitado pelo Administrador de Contrato. Antes de viajar é importante verificar se o serviço está ativo e um Pacote Passport Internet deverá ser adquirido. Isso pode ser feito através da Central de Atendimento pelo Administrador de Contrato.

O que acontece se eu não estiver com o serviço ROAMING ativo e contratar um pacote?

Você não consegue realizar a contratação de um pacote com o serviço de Roaming Internacional desativado. Ao chegar ao exterior, sem o serviço ativo, o seu celular vai aparecer “sem serviço”. Por isso, é muito importante verificar se o serviço de Roaming Internacional está ativo antes de tentar contratar um pacote.

Como contratar/recontratar UM PACOTE DE ROAMING INTERNACIONAL?

O Administrador de Contrato poderá contratar os Pacotes Passport Internet no Brasil CRC *144. Ao contratar o Administrador deverá informar se o pacote poderá ser recontratado pelo usuário. Do exterior o ADM poderá contratar pela Central de atendimento através do número +55 11 2847-6144.

Um canal específico de recontratação é o Portal TIM, o qual você terá acesso quando consumir toda sua franquia de dados e receber um SMS com o link.

Somente Administrador de contrato poderá realizar as contratações para os acessos da empresa.

Posso contratar mais de um PACOTE PASSPORT INTERNET para o mesmo grupo ao mesmo tempo?

Sim, você poderá contratar dois pacotes distintos, 1pacote ( MB ou GB ) e 1 pacote WhatsApp ( APP ).

Posso contratar um Pacote Passport Internet para os EUA e um outro para o MÉXICO?

Sim, você pode contratar dois Pacotes Passport Internet, simultaneamente, desde que seja para grupos de países diferentes. Nesse caso o EUA pertence ao grupo EUA/Canadá e o México ao grupo México.

Caso eu contrate um Pacote Europa, posso usar a franquia de dados na ITÁLIA e na ALEMANHA?

Sim, pois ambos os países pertencem ao mesmo grupo. Se você for viajar para dois ou mais países, e eles forem do mesmo grupo, poderá utilizar o mesmo pacote de dados contratado em ambos. Caso viaje para países de diferentes grupos, deverá contratar os pacotes referentes aos destinos escolhidos.

Vou pagar o valor integral mesmo se cancelar o pacote antes de usar a franquia toda contratada?

Sim. Você pagará sempre o valor integral do pacote, mesmo que não consuma a franquia toda. Não haverá reembolso pelo valor do pacote cancelado. Caso peça cancelamento do pacote, mesmo antes da utilização do serviço, este será cobrado integralmente.

O que acontece se eu usar a franquia toda de dados antes dos 30 dias?

Você irá receber a mensagem de consumo de 100% da franquia de dados, com um link direcionando para um portal TIM. O usuário poderá recontratar o pacote inicial contratado pelo Administrador de contrato, desde que o mesmo tenha liberado o usuário para recontratação.

TIM Empresa Mundi
TIM Empresa Mundi

As ligações de Longa Distância Nacional e Longa Distância Internacional são validos se realizados de um código diferente de 41?

Não. Para que os minutos sejam descontados do pacote do plano é necessário que as ligações sejam feitas através do 41. Para as ligações de LDI, serão consideradas somente as realizadas para os países pertencentes ao plano.

Há algum tipo de restrição quanto ao uso de ligações locais, LDN e LDI dentro do pacote de minutos do plano TIM Empresas Mundi?

Não. Os minutos contratados no pacote podem ser utilizados conforme a necessidade do Cliente, seja em ligações locais, LDN ou LDI para um dos países pertencentes ao plano.

Após o término do pacote de minutos do plano TIM Empresa Mundi como serei tarifado nas ligações de Longa Distancia Internacional (usando o 41 ou outro código)?

As ligações de Longa Distancia Internacional realizadas após o término do pacote de minutos, com o código 41, serão tarifadas conforme o plano básico de STFC na modalidade LDI da TIM.

Sou cliente TIM Empresa Mundi e fiz duas ligações usando o 41, uma para a China e outra para o Paraguai. Essas ligações descontam do meu pacote de minutos?

A ligação para China sim, pois a China está na lista dos países do plano. A ligação para o Paraguai será cobrada de forma avulsa

O cliente pode ativar um acesso no plano TIM Empresa Mundi com outros planos corporativos?

Sim. O plano TIM Empresa Mundi é compatível com o plano Liberty Empresa na mesma estrutura.

Área de Cobertura
Cobertura TIM
Cobertura TIM

Como posso saber se determinada localidade é coberta?

Você pode fazer essa consulta em nosso Mapa de Cobertura, mas, se ainda tiver dúvidas, envie um SMS gratuito para 2378 com seu CEP.

O modelo do meu aparelho pode influenciar na qualidade dos serviços de voz e dados?

Todos os aparelhos homologados pela Anatel (órgão regulador das telecomunicações no Brasil) devem funcionar do mesmo modo, não influenciando na qualidade do sinal. Porém é necessário verificar se a frequência que seu aparelho aceita é compatível com a da rede da TIM (2100 MHz e 850 MHz).

Por que às vezes não consigo obter sinal no meu celular quando outros clientes da mesma operadora que estão no mesmo lugar conseguem?

Geralmente isso não deve acontecer. No entanto, os telefones móveis precisam captar os sinais de uma antena, por isso uma pequena mudança na posição pode afetar essa recepção. É um pouco parecido com seu rádio portátil em casa, em que uma pequena mudança na localização pode afetar o sinal e tornar mais difícil ouvir o que está sendo falado. E ainda pode ser que o telefone tenha uma falha.

O que é Cobertura Móvel?

Esse termo se refere ao sinal de telefonia móvel (e este pode ser 2G e/ou 3G). Assim, os locais em que há cobertura são as áreas atendidas com o sinal de telefonia móvel (tecnologia 2G e/ou 3G).

Por que meu telefone às vezes desliga durante uma chamada? E por que está tudo ok quando eu ligo de volta?

Às vezes, quando está falando e se movendo simultaneamente, você pode deixar a faixa de uma antena e mudar para outra. Isso é normal e acontece geralmente sem problemas. Mas, em algumas ocasiões, o sinal se perde durante a transição de uma antena para outra, de modo que a chamada possa ser desligada. Quando você fizer novamente a chamada, estará conectado a outra antena que está em seu alcance e o sinal será normalizado novamente.

Por que às vezes tenho dificuldade para fazer uma chamada ou enviar e-mails de um local fechado, como shopping ou túnel, e pessoas que possuem outras redes não?

Conseguir sinal em todos os lugares é difícil para todas as redes móveis. As construções modernas, por exemplo, possuem janelas solares que têm uma película de metal (espelhada), que pode reduzir a quantidade de sinal no ambiente interno. Como diferentes operadoras estão construindo suas antenas em locais diferentes, isso pode significar que a cobertura tem chances de variar ao longo das áreas.

Qual a diferença entre cobertura e qualidade de rede?

Cobertura de rede corresponde à área onde potencialmente temos sinal, de acordo com a distribuição geográfica de nossas antenas. Qualidade de rede diz respeito à disponibilidade de uso desse sinal. A qualidade do sinal depende de alguns fatores, como condições naturais (morros, por exemplo) e físicas (construções com paredes muito grossas, em que o sinal da transmissão tem dificuldade de passar, ou prédios espelhados, onde o sinal é refletido), entre outros.

Posso não ter cobertura em minha casa e meu município ser considerado coberto?

De acordo com a regulamentação, um município é considerado atendido quando pelo menos 80% da área urbana do distrito sede possui cobertura. Portanto, mesmo nestes municípios, é possível haver áreas sem cobertura da rede móvel.

Por que o sinal do meu celular oscila quando estou em áreas de água, como mar e lagoas, mas o mapa mostra que esses locais têm cobertura?

Por se tratarem de superfícies espelhadas, sem obstáculo, as áreas de água refletem os sinais de diferentes antenas do continente. Ao visualizar no mapa – representação de um modelo teórico –, estas áreas aparentam ter uma cobertura mais forte e ampla do que realmente têm. Devido a isso, não é possível garantir a intensidade do sinal no aparelho.

Tecnologias
5G
5G

O que é a tecnologia 5G?

Com o 5G a velocidade de navegação poderá ultrapassar a barreira do Gbps, com baixíssimo atraso (latência), altíssima capacidade e uma experiência de usuário mais contínua e uniforme.


O 5G fará com que não apenas as pessoas se conectem, mas também as máquinas, objetos e "coisas" se conectarão umas às outras e poderão ser controladas através desta tecnologia. Ele possibilitará novas experiências para seus usuários e conectará novos mercados (indústria 4.0, agricultura de precisão, Massive IoT, carros autônomos etc), com níveis de performance e eficiência únicos.
 

A tecnologia 5G já está disponível para uso dos clientes/usuários?

O 5G SA chegará após o leilão de frequências pela ANATEL. Somente após o leilão teremos frequências exclusivas para implementação da nova tecnologia.

O que é o 5G DSS?

O 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing) é uma funcionalidade dentro da rede 4G que proporciona uma experiencia de navegação semelhante à da rede 4.5G. A funcionalidade de rede DSS permite compartilhamento do espectro, atualmente utilizado dentro da rede 4G, para darmos os primeiros passos rumo a nova tecnologia 5G.:
• O 5G DSS tem velocidade inferior ao 5G de frequência exclusiva.
• O consumidor deve se certificar que o serviço está disponível em sua cidade e bairro.
• Para usufruir do serviço é necessária a aquisição de celular compatível com o sistema 5G.

Para a navegação no 5G DSS é preciso trocar de chip?

Para o 5G DSS não. O seu chip 4G funciona. Porém é necessário possuir smartphone compatível com a tecnologia 5G. Cobertura 5G DSS ainda restrita a algumas regiões. O consumidor deve verificar a área de cobertura 5G e certificar-se de que a cobertura está disponível em sua cidade e bairro.

Voz em HD
Voz em HD

O que é Voz em HD?

É a funcionalidade de Rede que permite o estabelecimento de chamadas através da rede 4G via conexão de dados.

O que muda para o usuário?

Atualmente o cliente, mesmo quando conectado em 4G, retorna às redes 3G e 2G para efetuar e receber chamadas. Com a nova funcionalidade, o cliente Voz em HD será capaz de utilizar a rede 4G para efetuar e receber suas chamadas. Apesar na mudança da rede utilizada, para o cliente será transparente a forma de fazer e receber chamadas.

Quais as vantagens de usuário Voz em HD?

Utilização da rede 4G 700 MHz: maior cobertura e garantia de continuidade de chamada Maior qualidade em chamadas (alta definição de voz, límpida, cristalina e sem ruídos), nas ligações em 4G.

• Voz e Vídeo na mesma chamada (Alguns terminais não terão esta funcionalidade, como por exemplo os da Apple)

• Alta Qualidade chamada Vídeo
Tempo de estabelecimento de conexão da chamada consideravelmente menor:

• via 3G ou 2G: 6 - 8 segundos

• Voz em HD 4G: 1 - 2 segundos.

Permite navegar na internet em 4G, mesmo quando estiver com uma chamada em curso. Com o Voz em HD, o consumo da bateria é reduzido (até o 35% de melhoria, para alguns modelos).

Qualquer aparelho pode efetuar chamadas Voz em HD?

Não. Apenas alguns modelos já existentes no mercado receberão atualização para habilitação da funcionalidade Voz em HD. Consulte como ativar a Voz em HD em seu celular.

Como os clientes serão habilitados a usar o Voz em HD? Precisarão solicitar o serviço?

Nesta primeira fase, apenas clientes Pós-pago estarão habilitados a utilizar Voz em HD. Clientes Pré-Pago, Controle e Corporativo em breve poderão utilizar o serviço. Os clientes elegíveis serão habilitados ao uso do Voz em HD de forma automática, uma vez que possuam o Aparelho habilitado pela TIM com 4G Voz em HD, versão atualizada do software, e estejam em área com funcionalidade Voz em HD ativa. Caso o cliente deseje verificar se o seu aparelho está com o Voz em HD habilitado, basta entrar Em Configurações, no seu aparelho e verificar se a opção está marcada.

O serviço Voz em HD está disponível em todo o Brasil?

O serviço está em todas as cidades que possuem cobertura ao serviço 4G. Consulte o Mapa de Cobertura TIM.

O cliente será tarifado de maneira diferente da atual efetuando uma chamada Voz em HD?

Não. O cliente continua sendo tarifado da mesma maneira que já é tarifado atualmente, conforme seu plano. Não há custo extra para uso do serviço.

Se o Voz em HD funciona através da conexão de dados, a chamada Voz em HD será descontada da sua franquia?

Não. Apesar de utilizar a conexão de internet, a franquia de dados não será descontada quando utilizar a funcionalidade Voz em HD, a chamada é classificada e tarifada como chamada de voz dentro do plano vigente do cliente.

É possível realizar, simultaneamente, uma chamada Voz em HD e navegar em alta velocidade?

Sim. Por utilizar a mesma conexão tanto para voz como para dados, o cliente Voz em HD pode desfrutar as altas velocidades de conexão que a TIM já provê, mesmo utilizando simultaneamente voz e dados.

Durante uma chamada Voz em HD, se o cliente perder cobertura 4G, a chamada será desligada?

Não. Se acontecer perda de cobertura 4G, a chamada continuará através das coberturas 2G ou 3G disponíveis.

Qual a diferença entre uma chamada via Skype e/ou WhatsApp, e uma chamada Voz em HD, se ambas utilizam a rede 4G para o seu estabelecimento?

• Serviços como Skype e WhatsApp estão suscetíveis à qualidade variável pois compartilham tráfego com outros serviços de dados. Isso significa que eles não têm garantia de qualidade do serviço.

• Quando a rede está congestionada, por exemplo, chamadas Voz em HD SEMPRE terão prioridade sobre outras aplicações enquanto Skype e WhatsApp não.

• Dependem dos usuários terem o aplicativo para fechamento das chamadas (aplicativos não realizam chamadas para telefones fixos tradicionais)

• Os serviços de voz sobre aplicativos de mercado consomem franquia de dados, ao contrário das chamadas Voz em HD.

O cliente Voz em HD poderá efetuar e receber chamadas se estiver apenas em cobertura 3G ou 2G?

Sim. O cliente Voz em HD continua sendo capaz de efetuar e receber chamadas através da cobertura 3G ou 2G disponível, da mesma forma atual, na ausência da cobertura 4G.

Como funcionarão os Serviços Suplementares de Chamada para cliente Voz em HD?

Todos os Serviços Suplementares utilizados hoje como conferência, encaminhamento de chamadas, consulta de informações via USSD, entre outros, continuarão a funcionar normalmente para clientes Voz em HD, sem nenhuma diferenciação entre as tecnologias.

O cliente Voz em HD poderá efetuar chamadas em Roaming Internacional?

Como não há ainda acordo comercial para roaming internacional do Voz em HD, a chamada será realizada nas redes 3G ou 2G disponíveis.

Como o cliente sabe que está em uma ligação utilizando o Voz em HD?

Durante a chamada, o cliente que estiver utilizando o Voz em HD estará com a rede 4G ativa, portanto, olhando para o display durante uma chamada ele verá o símbolo 4G na parte superior da tela.

O que acontece se eu ligar para um cliente que não possua a funcionalidade Voz em HD? A chamada funciona?

Sim. As chamadas Voz em HD funcionam para quaisquer clientes das redes móveis, Voz em HD ou não Voz em HD, ou fixas. A melhor qualidade da chamada, no entanto, será mais percebida entre clientes Voz em HD.

4.5G
4.5G

O que é 4.5G?

Trata-se de um aprimoramento da tecnologia 4G que melhora consideravelmente a velocidade de navegação e experiência na utilização de dados (internet) do usuário, já que poderá ter até  dez vezes a velocidade do 4G TIM.

Como funciona o 4.5G? Qual o diferencial em relação ao 4G normal?

Este aprimoramento permite ao usuário trafegar dados simultaneamente em duas ou mais frequências do 4G.

Quais os requisitos para navegar com 4.5G?

Para utilizar o 4.5G da TIM, é preciso:

- Estar em uma área de cobertura 4.5G;

- Ter um aparelho compatível e com software atualizado;

- Ter um chip 4G.

O que acontece se não conseguir atender a todos os requisitos para o uso?

O usuário que já é 4G só conseguirá navegar com 4.5G se atender a todos os requisitos: estar em uma área de cobertura 4.5G, ter um aparelho compatível e com software atualizado e com chip 4G. Sendo assim, ao não atender estes requisitos ele continuará navegando no 4G normal.

Quais os aparelhos compatíveis com o 4.5G?

Consulte a lista de aparelhos compatíveis em nossa Loja Online.

Quais as áreas de cobertura do 4.5G?

Como faço para utilizar o 4.5G?

Não é preciso realizar nenhuma configuração. O cliente navegará no 4.5G de forma automática contanto que: esteja em uma área de cobertura 4.5G, tenha um aparelho compatível e com software atualizado e com chip 4G.

Há custo adicional para utilizar o 4.5G?

Não. O 4.5G está disponível sem nenhum custo adicional para o cliente que: está em uma área de cobertura 4.5G, tem um aparelho compatível e com software atualizado e com chip 4G.

Qual é a relação entre o 4.5G e Voz em HD?

Voz em HD e o 4.5G são diferentes e não estão relacionados. A tecnologia de Voz em HD permite realizar ligações usando a tecnologia 4G, trazendo mais qualidade nas chamadas por voz. Já o 4.5G permite o tráfego de dados em duas ou mais frequências, possibilitando ao cliente ter até o dobro de velocidade do 4G TIM.

Na experiência do cliente, o que melhora?

A velocidade de navegação do 4.5G permite ao cliente TIM navegar na internet com até o dobro da velocidade do 4G TIM. O usuário conseguirá realizar download e upload de arquivos, enviar/receber imagens, assistir vídeos e ouvir músicas de forma ainda mais rápida.

O aparelho vai indicar que estou navegando em 4.5G?

Esta funcionalidade depende da configuração disponibilizada por cada fabricante de aparelho compatível, pois cada um possui formas de identificação de conexão 4.5G diferenciadas. Aparelhos da Apple, por exemplo, não mostram em seu display se você está ou não conectado ao 4.5G. 

A navegação em 4.5G faz o cliente consumir mais do pacote de dados (internet) do plano/oferta?

O consumo do pacote ocorre da mesma maneira, tanto na navegação com o 4G quanto no 4.5G. Não há um consumo maior de dados quando estiver navegando com o 4.5G. A diferença está na velocidade de navegação que será até o dobro do 4G da TIM no 4.5G.

Por que não tem 4.5G nas áreas de sombra?

As áreas de sombra são regiões em que o serviço de telefonia móvel, através de ondas de rádio, poderá sofrer interferência apresentando oscilações de cobertura e sinal, ou até, indisponibilidade momentânea, em razão de fatores técnicos, geográficos e meteorológicos devido a presença de obstáculos que podem afetar ou impedir a comunicação entre o aparelho celular e a antena distribuidora.

 

Dessa maneira, no intuito de disponibilizar rede acessível, a TIM, automaticamente, captura e distribui o sinal que possuir maior cobertura nessa área de sombra para o aparelho do cliente.

4G Mais
4G Mais

O que é 4G+?

Trata-se de um aprimoramento da tecnologia 4G que melhora consideravelmente a velocidade de navegação e experiência na utilização de dados (internet) do usuário, já que poderá ter até o dobro de velocidade do 4G TIM.

Como funciona esta tecnologia? Qual o diferencial em relação ao 4G normal?

Este aprimoramento permite ao usuário trafegar dados simultaneamente em duas ou mais frequências do 4G. Sendo assim, o usuário poderá ter até o dobro de velocidade do 4G TIM.

Quais os requisitos para navegar com 4G+?

Para utilizar o 4G+ da TIM, é preciso:

- Estar em uma área de cobertura 4G+;

- Ter um aparelho compatível com a tecnologia 4G+ e com software atualizado;

- Ter um chip 4G.

O que acontece se não conseguir atender a todos os requisitos para o uso?

O usuário que já é 4G só conseguirá navegar com 4G+ se atender a todos os requisitos: estar em uma área de cobertura 4G+, ter um aparelho compatível e com software atualizado e com chip 4G. Sendo assim, ao não atender estes requisitos ele continuará navegando no 4G normal.

Quais os aparelhos compatíveis com o 4G+?

Consulte a lista de aparelhos compatíveis em nossa Loja Online.

Quais as áreas de cobertura do 4G+?

Consulte as áreas de cobertura no Mapa de Cobertura TIM.

Como faço para utilizar o 4G+?

Não é preciso realizar nenhuma configuração. O cliente navegará no 4G+ de forma automática contanto que: esteja em uma área de cobertura 4G+, tenha um aparelho compatível e com software atualizado e com chip 4G.

Há custo adicional para utilizar o 4G+?

Não. O serviço está disponível sem nenhum custo adicional para o cliente que: está em uma área de cobertura 4G+, tem um aparelho compatível e com software atualizado e com chip 4G.

Qual é a relação entre o 4G+ e Voz em HD?

Voz em HD e o 4G+ são tecnologias diferentes e não estão relacionadas. A tecnologia de Voz em HD permite realizar ligações usando a tecnologia 4G, trazendo mais qualidade nas chamadas por voz. Já o 4G+ permite o tráfego de dados em duas ou mais frequências, possibilitando o cliente ter até o dobro de velocidade do 4G TIM.

Na experiência do cliente, o que melhora?

A velocidade de navegação do 4G+ permite ao cliente TIM navegar na internet com até o dobro da velocidade do 4G TIM. O usuário conseguirá realizar download e upload de arquivos, enviar/receber imagens, assistir vídeos e ouvir músicas de forma ainda mais rápida.

O aparelho vai indicar que estou navegando em 4G+?

Esta funcionalidade depende da configuração disponibilizada pelo fabricante do aparelho. Para todos os aparelhos compatíveis e homologados pela TIM o ícone 4G+ estará visível, excetos pelos aparelhos do fabricante Apple.

A navegação em 4G+ faz o cliente consumir mais do pacote de dados (internet) do plano/oferta?

O consumo do pacote ocorre da mesma maneira, tanto na navegação com o 4G quanto no 4G+. Não há um consumo maior de dados quando estiver navegando com o 4G+. A diferença está na velocidade de navegação que será até o dobro no 4G+.

4G
4G

O que é tecnologia 4G?

É a quarta geração da telefonia móvel, que teve seu início com a tecnologia LTE (Long Term Evolution ou Evolução de longo prazo).

Como funciona a tecnologia 4G?

Criada com base nas redes 2G e 3G, esta tecnologia possui melhor capacidade de transmissão de dados. O que torna possível obter velocidades muito superiores às anteriormente alcançadas na rede 3G convencional, graças a sua priorização no tráfego de dados.

Como posso utilizar o 4G?

É possível realizar o acesso a partir de aparelhos móveis ou modems que possuam compatibilidade com as frequências de LTE utilizada no Brasil, além do chip próprio para essa tecnologia.

Quais são as vantagens da tecnologia 4G?

A tecnologia 4G (LTE)  possui uma velocidade muito superior à rede 3G, o que proporciona experiências ainda maiores de navegação e transmissão de dados. Possibilitando explorar serviços anteriormente acessíveis somente na banda larga fixa. A velocidade média de navegação na rede 4G  é de 5Mbps, podendo haver oscilações.

Preciso trocar de aparelho para utilizar o 4G?

É necessário saber se o seu aparelho é compatível com a tecnologia 4G brasileira, que atualmente é operada, na TIM,  nas frequências 700 MHz, 850MHz, 1800MHz, 2100MHz e 2600MHz, de acordo com a região. Consulte nosso site para verificar os aparelhos preparados para utilizar a conexão 4G.

Se eu comprar um celular no exterior habilitado para a tecnologia 4G, consigo utilizar no Brasil?

Isso dependerá da freqüência que a tecnologia é operada no país de origem do aparelho. No Brasil, a tecnologia irá operar inicialmente na freqüência de 2,5 GHz, desta forma, verifique as especificações técnicas do aparelho.

Preciso trocar de chip para utilizar o 4G?

Sim, é necessário trocar o chip. O Cliente pode se direcionar a uma de nossas lojas.

Como posso saber se o meu aparelho é compatível com o 4G?

Verifique as especificações técnicas do seu aparelho e confira em nossa Loja Online os aparelhos que suportam a tecnologia.

Se eu adquirir um aparelho e plano 4G e estiver em uma região que não tenha rede 4G, o meu aparelho irá funcionar?

Sim, irá funcionar nas redes 3G e 2G.

3G
3G

O que é 3G?

3G é a terceira geração de comunicação móvel disponível no Brasil. Esta tecnologia traz grandes mudanças para transmissão de dados (Internet), gerando grandes melhorias e muita inovação.

A rede 3G veio para possibilitar o acesso à internet de banda larga sem fio para celulares e laptops, trazendo economia e rapidez, possibilitando novos serviços como Vídeo Chamada e garantir altas velocidade para streaming de vídeos direto de seu celular, além de download de jogos, imagens e sons. Todos os usuários TIM são automaticamente habilitados a usar a rede 3G se estiverem dentro da área de cobertura.

Precisarão apenas de um dispositivo compatível a tecnologia e sua utilização ocorrerá de acordo com o plano contratado. A rede 3G está disponível em 1735 cidades do país, inclusive em todas as capitais.

Conheça o Mapa de Cobertura da TIM.

Quais são as vantagens?

Velocidade: a alta velocidade de transmissão de dados é a principal vantagem da tecnologia 3G, podendo ser até 15 vezes mais velozes que as tecnologias anteriores. Mobilidade: permite que o usuário móvel utilize internet banda larga em todas as áreas que tiverem cobertura 3G.

Quais serão os serviços 3G oferecidos pela TIM?

Vídeo streaming no celular, computador ou TV Móvel
Vídeo chamadas entre celulares
Acesso a Internet Banda Larga

A tecnologia 3G competirá com o DSL (fixas)?

Muitas operadoras têm obtido êxito na oferta de soluções competitivas, que além de serem oferecidas a custos similares aos de DLS trazem o grande benefício da mobilidade.

O que é HSDPA?

Abreviação de High Speed Downlink Packet Access, que é a tecnologia 3G capaz de conduzir maiores velocidades de transmissão de dados, permitindo ao usuário móvel a utilização da internet em banda larga, com altas velocidades para downloads. A TIM oferece HSDPA, assim como as melhores operadoras do mundo.

Vamos abrir essa página em uma nova guia, ok?